Connect with us

Orientação Vocacional: psicóloga de Petrópolis dá 10 dicas na hora de escolher uma profissão

Serviços

Orientação Vocacional: psicóloga de Petrópolis dá 10 dicas na hora de escolher uma profissão

Você é daqueles que tem dúvidas entre uma profissão e outra? Não faz nem ideia do que fazer de faculdade? Ou escolheu uma profissão, mas ainda não sabe se é isso que quer? Em todos os casos, para deixar essa angústia e ansiedade de lado é essencial autoconhecimento, como explica a psicóloga de Petrópolis Juliane Lisboa, especialista em terapia infantil, com adolescentes e orientação vocacional. “Saber se conhecer é fundamental para ter um direcionamento e tomar uma decisão como essa. Por exemplo, como uma pessoa vai fazer medicina se tem pavor de sangue? Ou ser engenheiro se não gosta de cálculos?”.

Foto Ilustrativa

Pensando em estimular uma autorreflexão nos adolescentes e adultos que não sabem qual profissão escolher e evitar uma escolha por pressão ou influência de familiares, a psicóloga listou 10 dicas para auxiliar nessa decisão:

1. Prazer x Dinheiro

Qual a sua prioridade: ganhar bem ou amar o que faz? Por mais que pareça algo impossível, é possível juntar prazer e dinheiro. Amando o que faz e fazendo com qualidade, dinheiro vira apenas uma consequência.

2. Tenha calma

Para tomar essa decisão precisa ser com calma. Portanto, não deixe para o dia da inscrição do vestibular a escolha de sua profissão. Claro que suas escolhas e decisões podem mudar, mas vale a pena avaliar com cuidado para que seja o mais assertivo possível.

3. Pense no que você gosta

Faça uma lista do que você gosta de assistir na TV, no cinema e de fazer aos finais de semana. Esse mesmo prazer precisa fazer parte, de alguma forma, na sua profissão.

4. Reconheça suas qualidades

Pesquise com seus pais, amigos e professores e faça um autorreflexão do quê as pessoas apontam como sendo suas qualidades.

5. Quais as matérias na escola que mais te interessam?

Perceba quais matérias que te estimulam mais e que você aprende mais facilmente. Uma boa dica é listar em ordem de preferência e ficar atento se as primeiras colocadas são mais de humanas ou exatas.

6.  Liste pós e contras

Toda profissão tem pós e contras. Como uma balança, separe os pontos positivos e negativos de sua escolha. O ideal é avaliar se os pontos negativos são algo possível de administrar com o tempo ou não.

7. Profissões que ‘estão na moda’

Cuidado. Pense que o mercado está em constante mudança e escolher um curso por influência de alguém pode lhe custar anos de frustração. Portanto, pesquise bem sobre as profissões antes de tomar qualquer decisão e não se permita ser influenciado por alguém que você gosta ou porque dizem que ‘dá dinheiro’.

8. Converse com profissionais da área

Sejam eles formandos, iniciantes ou atuantes da área. Converse, pergunte e exponha suas inseguranças para quem já está no mercado de trabalho. Eles, provavelmente, também passaram por essa fase de dúvidas e vão poder te aconselhar.

9. Visite faculdades

Isso mesmo! Entre e avalie como é a rotina na faculdade do curso que está pensando em fazer. As universidades são abertas ao público e oferecem uma ótima oportunidade de trocar ideias com os alunos e professores.

10. Faça sua Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional pode ser feita com um orientando ou em grupo. Procure um psicólogo especializado para avaliar, analisar, esclarecer e informar suas áreas de interesses e aptidões específicas. O psicólogo irá, de maneira imparcial e baseado em avaliações, te apresentar possibilidades dentro de um perfil traçado minuciosamente.

Desconto exclusivo Sou Petrópolis

A todos que entrarem em contato com a psicóloga Juliane Lisboa dizendo que viram esta matéria terão um desconto super especial de 20% na Orientação Vocacional.

Contato

Juliane Lisboa é psicóloga e atua principalmente com crianças e adolescentes, sendo Orientação Vocacional um dos focos de seu trabalho. Para fazer uma Orientação Vocacional mande uma mensagem para o WhatsApp (24) 98831-4595. O consultório fica bem no Centro da cidade: Rua Dezesseis de Março, 90 sl. 302 – Centro.

Foto Arquivo Pessoal Juliane Lisboa
Esse post foi feito em parceria e com o patrocínio da Psicóloga Juliane Lisboa.
Psicóloga Juliane Lisboa. no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir