Connect with us

11 dicas e informações para curtir o melhor da Bauernfest 2019

Agenda

11 dicas e informações para curtir o melhor da Bauernfest 2019

A festa vai contar com barraquinhas de comidas típicas, danças folclóricas, concursos e muito mais!

De 14 de junho a 30 de junho, Petrópolis vai ser palco da 30ª edição da Bauernfest. O evento que celebra e homenageia os colonos alemães irá reunir muita música, dança folclórica, comidas típicas, concursos, desfiles, entre outras atrações. A expectativa é de receber mais de 350 mil turistas para o evento. E para melhorar a sua experiência na Bauernfest, listamos tudo o que você precisa saber para aproveitar a festa da melhor forma possível.

1. Programação 100% gratuita

A festa tem entrada e programação gratuitas. São 16 dias de de festa, sendo que sextas, sábados e domingos ela funciona a partir de 10h e durante a semana a partir de 11h30. também vai funcionar no feriado de Corpus Christi, quinta-feira (20.06), a partir de 19h30, após o encerramento das manifestações religiosas

Foto Divulgação

2. Provar a culinária alemã

Salsichão, strudel, currywurst, schnitzel e spatzle. São dezenas de barracas de comidas e bebidas típicas espalhadas pela Rua Alfredo Pachá, Palácio de Cristal, jardins da Casa Barão de Mauá, Praça da Liberdade e Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), com o Biergarten. Além disso, o Scharder Essen & Bier — restaurante de descendentes alemães que estará no Palácio de Cristal —, promete oferecer uma culinária super especial, resgatando as raízes da cultura germânica.

Foto: Ricardo Barbosa e Edgar Pujol

3. Assistir aos desfiles e conhecer a nova realeza da Bauernfest

Os tradicionais desfiles folclóricos acontecem no primeiro (16) e no último (30) domingo da festa com as famílias de descendentes, às 10h. E no primeiro (15)  e no último (29) sábado são realizados os Desfiles das Lanternas, às 19h.

O Concurso da Realeza, que ocorreu no dia 24 de junho, no Palácio de Cristal, elegeu três descendentes germânicas: Rainha, Sabrina de Carvalho Pereira, a 1ª Princesa, Mariana Tesch Lins, e a 2ª Princesa, Nathalia Bello Kling. Elas estarão presentes no evento em todos os dias da festa.

Foto 1 e 3: Edgar Pujol / Foto 2: Divulgação

4. Prestigiar as apresentações dos grupos de dança alemã

Durante todos os dias da Bauern, 13 grupos de dança folclórica e cerca de 700 dançarinos se apresentam nos palcos do Palácio de Cristal, Praça da Liberdade e Praça Visconde Mauá (Praça da Águia). São cerca de 1.000 artistas de grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais, entre outros. Nos fins de semana do evento, as apresentações dos grupos folclóricos acontecem durante todo o dia, começando no início da tarde. Já nos dias de semana as apresentações acontecem nos dias 19, 21, 26, 27 e 28 no período da noite.

Fotos: @hreinland.pfalz e @vemquetemexcursao

5. Visitar a Casa do Artesanato

Durante a festa, artesãos locais se reúnem na Casa do Artesanato e ao longo do trecho da rua Alfredo Pachá para expôr produtos criativos de diferentes tipos e materiais a um preço justo. É uma ótima oportunidade de comprar enfeites para entrar no clima da festa e lembrancinhas para parentes e amigos.

Foto Divulgação

6. Participar ou assistir ao concurso de chope a metro

Essa tradicional competição alemã reúne centenas de inscritos e curiosos todo ano no Palácio de Cristal. Isso porque para ganhar é preciso beber um metro de chope no menor tempo possível. O tempo do ganhador costuma ficar em torno de 15 segundos. E aí, acha que consegue?

Para participar: inscrições gratuitas, uma hora antes do início do concurso, que acontece durante todos os dias de festa, exceto na abertura (14/06).

* Confira os horários do concurso na programação no final desta matéria.

Foto: Isabela Lisboa

7. Entrar no clima da caracterização

Esse item é fundamental para viver uma experiência completa. Seja com um arco de flores ou com o chapéu de feltro com os pins espalhados da cabeça aos pés, para entrar no clima de verdade é preciso investir na caracterização. Nas redondezas do Palácio e na Casa de Artesanato você vai encontrar diversas opções de chapéus e flores de diferentes preços. Lembrando que também haverá concurso de chapéu mais enfeitado durante a Bauernfest!

* Confira os horários do concurso na programação no final desta matéria.

Foto Instagram: @henrykappaun

8. Curtir de dia e à noite

A Bauernfest é o tipo de festa que você tem que experimentar tanto de dia, quanto à noite. Isso porque enquanto está claro, o evento fica lindo para tirar fotos, relaxar e comer com mais tranquilidade, sem filas. Já quando o sol se põe, o evento se torna uma grande festa alemã, com muita música, cerveja e animação.

Foto divulgação e Instagram @josymarrie

9. Eleger a sua cerveja preferida

A marca Chopp Império Puro malte foi a escolhida para ser o chope da Festa do Colono Alemão e será a fornecedora oficial das barracas do Palácio de Cristal, Rua Alfredo Pachá e da Praça da Liberdade. Mas para quem escolher as cervejas artesanais, não vão faltar opções. Haverá um espaço especial para os cervejeiros locais nos jardins do Palácio de Cristal, além da Biergarten (Praça Visconde de Mauá), onde 18 cervejarias irão participar, todas de Petrópolis.

Foto Edgar Pujol

10. Van gratuita Bauernfest – Rua Teresa

Uma van fará o transporte gratuitamente no trajeto entre a Bauernfest e a Rua Teresa. Serão cinco viagens disponíveis entre 12h e 16h aos sábados e domingos. Os pontos de embarque e desembarque serão na Roberto Silveira, próximo ao Amparo, e na altura do número 122 da Rua Teresa. A van fará o itinerário entre a Bauern e a Rua Teresa direto, sem paradas em outros locais da cidade. As viagens partem às 12h, 13h, 14h, 15h e 16h da Roberto Silveira e às 12h30, 13h30, 14h30, 15h30 e 16h30 da Rua Teresa de volta à festa.

Foto Henry Kappaun

11. Aproveitar a programação da Bauernfest além das fronteiras do Palácio de Cristal

Apesar do coração da festa ser o Palácio de Cristal, lá não é o único lugar da cidade em que a cultura alemã estará presente. Veja outras opções de lugares em que você pode curtir a cultura alemã:

* Este ano, além das barraquinhas de artesanato, o Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro — Casa de Cultura Cocco Barçante — fará parte da programação oficial da 30ª Bauernfest, com a exposição “Alemanha em Flores”, apresentando artesanato e trajes típicos, e um coletivo de brechós. A atração terá início no dia 22 junho, às 16h. A mostra estará aberta ao público aos sábados e domingos, das 11h às 17h. Entrada: R$5,00 – gratuita no dia 22/06. O museu está localizado na Rua Coronel Veiga, 1.734.

*A festa vai contar com palcos nos seguintes pontos, além do Palácio de Cristal: Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) e Praça da Liberdade. Haverá apresentações de danças típicas, orquestras, corais, teatros e muito mais!

*No entorno do Palácio de Cristal também haverá diversas barraquinhas de empresas locais vendendo produtos típicos alemães.

*Na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) haverá o  Espaço Biergarten, que é especial para as cervejarias artesanais da Capital Estadual da Cerveja, durante todos os finais de semana da festa (sexta a domingo). Haverá barraquinhas de bebidas e comidas para todos os gostos, espaço kids e diversos estilos musicais.

* No Espaço Tanzen, localizado no Clube Petropolitano, diversos DJs, como Felguk, Larissa Lahw, Scarlatelli e Shark, irão agitar as noites dos jovens. Mais informações aqui.

Foto divulgação / Foto Edgar Pujol

*Confira a programação completa e mais informações clicando aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir