Connect with us

Dia Mundial do Livro: 9 livros publicados por autores petropolitanos

Cultura

Dia Mundial do Livro: 9 livros publicados por autores petropolitanos

Sabe por que 23 de abril foi escolhido como o Dia Mundial do Livro? A UNESCO, em 1995, adotou essa data para instituir o Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor, em homenagem ao dia de nascimento e morte de William Shakespeare; e porque, também em 23 de abril, o escritor Miguel de Cervantes faleceu.

Em comemoração a esta data tão especial para os amantes de Literatura, a Sou Petrópolis, em parceria com a Editora petropolitana Literar, aproveitou para prestigiar os escritores locais e homenagear alguns dos autores que aqui nasceram ou que escolheram a Cidade Imperial para viver. Confira essa listinha com 9 livros publicados e lançados aqui na Serra:

1. Petrópolis na História – José Luiz de Mendonça Costa

José Luiz de Mendonça Costa é o autor do livro PETRÓPOLIS NA HISTÓRIA (Editora Literar, 2017). Suas pesquisas em documentos, relatos e tradições revelaram que personagens de episódios ocorridos em diversos locais do Brasil – e também em outros países – tiveram ligação com eventos originadores e impulsionadores da criação e do desenvolvimento da Cidade Imperial de Petrópolis. Foram mais de 20 anos de pesquisas, com mais 300 livros na bibliografia, alguns raríssimos, com fatos inéditos e fotos do acervo do autor, tiradas aqui, na França e em Portugal, contextualizando toda a história da cidade com seus personagens mais representativos. O livro, ilustrado e impresso em cores, tem 363 páginas. Recebeu duas premiações em 2018 como destaque na literatura petropolitana: Prêmio Maestro Guerra-Peixe de Literatura e Prêmio Walter Bretz para Pesquisa Histórica.

Foto Divulgação

2. Chinelos de Vó Mariquinha – José Afonso Barenco de Guedes Vaz

Em OS CHINELOS DE VÓ MARIQUINHA, José Afonso Barenco de Guedes Vaz, além de entreter, informa por meio de crônicas, por vezes saudosistas, que nos remetem a uma Petrópolis de outrora; por vezes satíricas, com dose certa de humor irônico. Em seus textos, o autor demonstra seu amor por sua terra natal, nossa linda Petrópolis; a valorização da família, que considera seu bem maior; sua admiração pelo pai, o poeta Osmar de Guedes Vaz, trazendo, ao final de algumas crônicas, lindos versos deste poeta; além de crônicas que versam sobre amizade, política nacional, economia e outros temas. O livro é um dos 4 indicados, na categoria Literatura, ao Prêmio Maestro Guerra-Peixe 2019.

Foto Divulgação

3. A Saga de Melchiora – Vanda Sutter

Em A SAGA DE MELCHIORA (Editora Literar, 2017), a escritora petropolitana, psicopedagoga institucional e mestra em Educação, Vanda Sutter, conta a maravilhosa história de sua bisavó Melchiora, espanhola que, em pleno século XIX, momento em que a Espanha podia sentir ainda o cheiro das fogueiras da Inquisição, vendo-se viúva e diante da atitude do sogro, homem rico e poderoso, de tirar-lhe sua filha internando-a em um convento, foge com a menina e embarca numa aventura em um navio de imigrantes de Barcelona/Espanha rumo ao Rio de Janeiro. Descrita como uma mulher de rara beleza, corajosa e destemida, lutou, não apenas pelo direito de ser feliz, mas principalmente pelo direito de usar a sua liberdade. Não se acovardou perante o jugo masculino, nem se submeteu a uma vida de humilhações. Aventurou-se em terras desconhecidas com a fibra dos fortes, tendo o amor como viga de sustentação de toda a sua saga. Termina sua vida em Petrópolis, dedicando-se a cuidar dos doentes acometidos por uma epidemia que chegara à cidade, uma gripe que, por ironia do destino, levava o nome pelo qual ela frequentemente foi conhecida: a Espanhola.

Foto Divulgação

4. Introdução ao Teatro – Monah Delacy

O livro INTRODUÇÃO AO TEATRO (Editora Literar, 2018)  é de autoria da atriz de teatro, cinema e TV, mãe da atriz Christiane Torloni, Monah Delacy, que, em 2004, recebeu o título de Cidadã Petropolitana pela Câmara Municipal de Petrópolis. O livro traz informações sobre a história do teatro e da humanidade em geral, com o objetivo de levar o leitor a conhecer o homem, sua saga e as raízes mais profundas que moldaram a nossa identidade, transformando a obra numa significativa introdução para quem se interessa pela arte dramática e também para o leitor que tem curiosidade pela história da evolução humana. Um livro riquíssimo em conhecimento sobre a humanidade, a civilização e a história do teatro desde os seus primórdios.

Foto Divulgação

5. Relatório de Evidências – Nathália Karl

Nathália Karl, em RELATÓRIO DE EVIDÊNCIAS (Editora Literar, 2017), traz 32 crônicas bem humoradas na primeira sessão do livro denominada “Evidências”; e diversas minicrônicas que estão na segunda sessão intitulada  “Minutos de Epifania”, que traz mensagens, recados e pensamentos da autora que fizeram muito sucesso nas redes sociais; ou como ela mesma diz é “um oráculo com opiniões, desaforos, aconselhamentos e outras aleatoriedades”. Um livro pra fazer rir do começo ao fim. Nathália Karl é advogada, petropolitana nascida numa sexta-feira 13 de abril. Adora fazer rir desde criança; diz que saiu do armário e declarou seu total amor e envolvimento com a arte e a cultura. Quando indagada sobre seus cabelos tão rubros, conta que são para que nunca a percam de vista. Sua maior premiação na vida é, declaradamente, ser a Mãe do “moleque mais maneiro da cidade”.

Foto Divulgação

6. Quando a Alma Pergunta – Gisele Xavier

A petropolitana, escritora, pedagoga, orientadora educacional em uma escola de renome em Petrópolis, Gisele Xavier, é autora do livro QUANDO A ALMA PERGUNTA. A obra é um guia, um caminho que lhe ajudará no processo de cultivo do seu jardim interno. Por meio de textos-reflexão acompanhados de dinâmicas de autoconhecimento, o mergulho e aprofundamento no verdadeiro Eu se torna inevitável, assim como a busca por respostas e questões onde nossa alma nos sopra intuitivamente, instigando nossa curiosidade, possibilitando experimentar em nosso cotidiano uma compreensão mais profunda de nossa existência.

Foto Divulgação

7. Minha Cozinha do Bem – Isadora Lorang

Em MINHA COZINHA DO BEM a autora e nutricionista petropolitana Isadora Lorang traz receitas diferentes, nutritivas e balanceadas para a família toda; do bebê aos praticantes de atividades físicas. Para hipertensos, diabéticos e para todos que gostam de comer bem e de forma saudável. Elaboradas pela autora, todas as receitas têm contagens calóricas. Um livro lindo e colorido para complementar sua cozinha. Cada capítulo desta obra apresenta receitas práticas e saudáveis, saborosas e nutritivas, em nada restritiva, mas sim equilibradas com cuidado, proporcionando saúde e prazer.

Foto Divulgação

8. Quando Um Coração se Torna Útero – Antônio Tavares de Mello

Antônio Tavares de Mello é o autor do livro QUANDO UM CORAÇÃO SE TORNA ÚTERO (Editora Literar, 2016). É conhecido como Tônio, fundador da Comunidade Católica Jesus Menino em 16 de março de 1990, na cidade de Petrópolis-RJ. A comunidade  acolhe e adota crianças deficientes que foram abandonadas ou ficaram órfãs. Tônio é petropolitano, nascido a 12 de junho de 1960. O livro, segunda obra do autor, conta sua história com a Comunidade e seus mais 40 filhos adotados.  A obra já vendeu cerca de três mil exemplares e foi traduzida para o alemão e alcançou, também, Portugal.

Foto Divulgação

 9. Amor, Além da Saudade – Vanessa de Oliveira Lourenço

AMOR, ALÉM DA SAUDADE (Editora Literar, 2019) é de autoria da petropolitana Vanessa de Oliveira Lourenço. O livro é uma homenagem da autora ao filho, Bruno, que perdera de forma trágica enquanto comemorava seu aniversário de 17 anos. A obra reúne depoimentos e homenagens dos pais, familiares e amigos adolescentes de Bruno, que era muito querido e fazia muito sucesso na escola, vizinhança e todos os ambientes que frequentava. O lançamento, em 17 de março de 2019, aniversário de nascimento e morte de Bruno, lotou a Casa Cláudio de Sousa, em Petrópolis.

Foto Divulgação

Todos os livros relacionados podem ser encontrados na Livraria Nobel ou na livraria virtual da Editora Literar: editoraliterar.lojaintegrada.com.br/

Sobre a Editora Literar

Foto Divulgação

A Editora Literar nasceu em 2016, na cidade de Petrópolis, pelas mãos da petropolitana, escritora, professora de Português e Literatura, Luciana Cunha. O sonho de estar à frente de uma editora vem dos tempos da Faculdade de Letras e começa a se materializar em 2013, quando a escritora edita, informalmente, livros para a publicação de antologias de um grupo de poetas de Petrópolis e de outras cidades do Brasil.

No final de 2016, a paixão pelos livros, o amor e o encantamento pelo trabalho editorial levam Luciana Cunha a criar a Editora Literar, que surgiu para ajudar escritores independentes que têm o sonho de publicar um livro, mas não sabem por onde começar.

Na Editora Literar o autor é o único dono da obra e dos livros. Eles oferecem registro para cadastrar os livros na Biblioteca Nacional; comprometem-se com todo o processo de editoração: desde a confecção de capa, diagramação, revisão, ilustrações e ficha catalográfica até o registro do livro; e prezam pelo nome da Editora e dos autores, publicando obras com qualidade, respeitando e acolhendo todos os estilos literários. Com pouco mais de 2 anos no mercado, publicaram cerca de 20 obras no catálogo, entre elas livro de reconhecimento nacional, como o Introdução ao Teatro, da atriz Monah Delaçy, que está à venda em várias cidades do Brasil, e o Petrópolis na História, que recebeu duas premiações em 2018 como destaque na literatura petropolitana.

Conhece mais livros de autores petropolitanos? Indique aqui nos comentários! =)

Essa matéria foi feita em parceria com a Editora Literar
visitar Editora Literar Editora Literar no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir