Connect with us

Aniversário de Petrópolis e mais de 20 eventos confirmados para esse fim de semana

Agenda

Aniversário de Petrópolis e mais de 20 eventos confirmados para esse fim de semana

Eventos Diversos

Petrópolis celebra 176 anos

Petrópolis celebra seus 176 anos no próximo dia 16 e a prefeitura vai realizar uma série de solenidades para comemorar a data, incluindo os parabéns com direito a bolo para a população, na Praça Dom Pedro, no Centro Histórico. As comemorações também vão contar com uma missa e um culto solene. O aniversário ainda terá atividades, pela manhã, para as crianças no Palácio de Cristal.

Foto: Instagram @fuiprarua

Confira a programação:

9:30h – Missa, na Catedral São Pedro de Alcântara.

10:30h – Homenagem ao major Júlio Frederico Koeler, na Praça Princesa Isabel

11h – Homenagem ao imperador D. Pedro II, na Praça Dom Pedro, onde também será distribuído o bolo de aniversário.

19h – Culto solene no Palácio de Cristal.

Preço: gratuito

Programação esportiva – Aniversário de Petrópolis

Os petropolitanos vão poder comemorar o aniversário da cidade (16.03) praticando diversas modalidades esportivas no domingo (17). Além disso, o Circuito de Lazer da Barão funciona normalmente, assim como estarão abertos o Parque Municipal, em Itaipava, e o Parque Natural, na Avenida Ipiranga, opções para quem gosta de correr, andar de bicicleta ou de skate.

Confira a programação:

Rua do Imperador – no trecho entre a Praça Dom Pedro e a Rua Marechal Deodoro: atividades recreativas e de lazer voltadas para o público infantil, de 8h até 16h. O evento acontece em parceria com o Sesc Quitandinha, atendendo ao público infantil com gincanas e brincadeiras, mas os adultos também podem usar o local para se exercitarem.

Caxambu: Copa Imperial de Basquete, a partir das 9h.

Preço: gratuito.

Atrações na Casa do Colono

Além de Petrópolis comemorar os seus 176 anos neste sábado, a data também marca o aniversário do Museu Casa do Colono*. Completando 43 anos de fundação, o atrativo – dedicado à memória da colonização alemã no município – vai contar com atividades especiais para a garotada, como contação de história e recreação infantil. A iniciativa, promovida pela prefeitura, conta com o apoio da historiadora e animadora cultural Vânia Nicolau, e o seu projeto autoral “Minha Cidade tem História para Contar”. Com o lema “é brincando que se aprende”, o Museu tenta trazer o mundo mágico da imaginação para falar do passado, refletir sobre o presente e discutir de forma lúdica e educativa projeções para um futuro melhor.

Foto Divulgação

Dia: 16/03 (sábado)

Horário: a partir de 11h.

Local: Casa do Colono (R. Cristovão Colombo, 1034 – Castelânea).

Preço: gratuito.

*O museu tem entrada gratuita. A visitação é de terça-feira a domingo, das 8h30 às 16h. Para programar uma visita, basta entrar em contato pelo email: [email protected] ou pelo telefone: (24) 2247-3715.

Meditação no Museu

Para fazer parte do Projeto “Meditação para Todos” você só precisa aparecer nos Jardins do Museu no horário combinado e levar algo para forrar o chão, simples assim. O tema dessa semana é: “Nada possui uma autoexistência independente”. Caso chova, o encontro será na Sala Multimídia.

Foto Divulgação

Dia: 16 de março (sábado)

Horário: 10h

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: gratuito.

Mais informações: web.facebook.com/events/2461975457276154/

Yoga no Museu

Todos os domingos, no jardim do Museu. Basta levar algo para forrar o chão. Em caso de chuva, as aulas são canceladas.

Foto Divulgação

Dia: 17 de março (domingo)

Horário: 10h.

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro).

Preço: gratuito.

2ª Edição do Festival Sabores de Verão

Para comemorar o aniversário de Petrópolis, o polo gastronômico do Valparaíso Gourmet está oferecendo uma promoção especial para os moradores da cidade no dia 16 de março, em que se comemora 176 anos de sua fundação. Desconto de 15% nos pratos (exceto bebidas e sobremesa). Para usufruir do desconto basta apresentar um comprovante de residência em Petrópolis.

Confira como será oferecido o desconto nos restaurantes participantes:

ARMAZÉM 646: no horário das 12h às 18h. Desconto em todos os pratos do cardápio. Culinária contemporânea. Rua Visconde de Itaboraí, 646 – (24) 2243-1001

HAMBURGUERIA DOM GOURMET: no horário das 17h às 00h. Desconto no lançamento do novo Burger da Casa – blend da casa com seleção de carnes frescas, queijo canastra especial, saborosa geleia de damasco e pão de castanha do Pará. Rua Gonçalves Dias, 474 – (24) 3302-2010

JAPA TEMAKI: no horário das 12h às 18h. Desconto nos pratos do cardápio e no rodízio, exceto nos pratos do “Combinado não sai caro” e em outros combinados, que já estão em promoção aos sábados. Culinária japonesa. Av. Portugal, 27 – (24) 3302-3422

PIZZA DOC: no horário das 18h às 00h. Desconto nas pizzas salgadas e doces. Rua João D`Escragnolle, 136 – (24) 2243-0130

TRATTORIA S`A CAROLA: 12h às 23h30. Desconto em todos os pratos do cardápio. Culinária italiana. Rua Gonçalves Dias, 414 – (24) 2237-9562

Dia: 16 de março (sábado)

Local: Pólo Gastronômico do Valparaíso

Mais Informações: web.facebook.com/valparaisogourmetpetropolis/

Campanha Mês da Mulher

Abrindo a Campanha das comemorações do Dia da Mulher, o Gabinete da Cidadania, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (Cram) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) farão palestras, homenagens e apresentações musicais e culturais acontecerão durante todo o mês de março.

Foto Divulgação

Confira a programação:

18 de março (segunda) – 18h – Culto Ecumênico pelas mulheres

21 de março (quinta) – 18h – Palestra Edegar Pretto Deputado Estadual do Rio Grande do Sul (Tema: Desconstrução do Machismo e Enfrentamento a Violência contra a Mulher)

26 de março (terça) – 10h – Premiação do Festival Mulher Poesia e Crônica

Local: Casa dos Conselhos (Av. Koeler, 260 – Centro).

27 de março (quarta) – 19h – Festival Mulheres de Cristal (apresentação de talentos femininos petropolitanos) / Local: Palácio de Cristal (Rua Alfredo Pachá, s/ nº – Centro)

Preço: gratuito

Lançamento: O reino dos livros esquecidos

Em abril, chegará às mãos do público, mais um título infanto juvenil da escritora petropolitana Catarina Maul: O reino dos livros esquecidos. Autora de outros títulos infantojuvenis, livros de poesias, textos teatrais, vê no seu O reino dos livros esquecidos a contextualização dos seus próprios pensamentos dos tempos de criança. A obra literária é uma história que leva crianças de todas as idades a pensar sobre a importância e o prazer da leitura.

Dia: 18 de março (segunda)

Horário: 10h e 15h

Local:  Casa da Educação Visconde de Mauá (Av. Barão do Rio Branco, 3 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 981391399

Cinema, teatro e música

Giulia e João na Travessa Cristal

Ei galera que curte música de qualidade! A boa dessa sexta feira (15), véspera de feriado, é ir no Katz da Travessa Cristal tomar um delicioso milkshake ao som da dupla Giulia e João.

Dia: 15/03 (sexta)

Horário: a partir das 16h30

Local: Travessa Cristal.

Preço: gratuito.

Quintall no Um Hostel

O @umhostel foi lá em Juiz de Fora buscar os caras da @etcoficial para a primeira edição do Quintall! Finalmente vai ter R E G G A E  in da house! Com mais de 08 anos de estrada os caras têm várias músicas próprias, já tocaram em alguns dos maiores festivais do Brasil e irão tocar pela primeira vez na cidade mais Imperial que a gente conhece – Petrocity.

Dia: 17 de março (domingo)

Horário: 17h

Local: Um Hostel (Rua Padre Siqueira, 325 – Centro)

Preço: entre R$10,00 e 25,00

Mais informações: web.facebook.com/events/2692328960807626/

Circo do Seu´Leo no SESC Quitandinha

O “Circo do Seu’Leo” é um espetáculo solo onde Léo Gaviole traz ao público várias habilidades que desenvolve a mais de 12 anos em sua carreira circense. O nome “Circo do Seu´Leo” faz uma brincadeira fonética com o “Cirque do Soleil”, uma das maiores referências na Arte Circense contemporânea. O Artista traz em seu show um pouco de cada das habilidades que domina do Picadeiro. O público se diverte com números de Perna de Pau, Malabares, Monociclo, Mágica e o mais importante de todos: PALHAÇO. O Palhaço MortaNdela é quem comanda esse mix do Circo e diverte toda a família nesse cômico espetáculo.

Dia: 17 de março (domingo)

Horário: 11h

Local: SESC Quitandinha (Avenida Joaquim Rolla, 2 – Quitandinha)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2245-2054

Programação musical na Casa D’Angelo

QUINTANEJA: quinta a partir das 19h30 tem sertanejo agitando tudo e para ficar ainda melhor tem promoção de Budweiser (leve 6 e pague 5) e DOSE DUPLA de Drinks.

D’ANFIEIRA: Todo domingo tem a queridinha D’Anfieira com muito samba pra você curtir! Sempre partir das 17h.

TERÇA ACÚSTICA: todas as terças às 19h30, mais uma noite acústica está chegando cheia de clássicos pra você curtir com um chopp gelado.

Arquivos Sou Petrópolis

Local: Casa D’Angelo (Rua do Imperador, 700 – Centro)

Preço: gratuito (paga-se a consumação)

Mais informações: www.facebook.com/casadangelo1914/

Programação musical na Cervejaria Bohemia

QUARTA: Toda quarta nosso tradicional karaokê com banda Trisônica a partir das 18:30h.

QUINTA: Na quinta muita música boa com o Fred Chico tocando blues e rock a partir das 18:30h.

SEXTA: Gus Monsanto e Trio a partir das 19h com rock pra você.

SÁBADO: Banda Trisônica a partir das 19h tocando um bom rock.

DOMINGO: Domingo, feijoada, roda de samba raiz e Bohemia. Tem coisa melhor? Mais informações: web.facebook.com/events/251602149116571/

Local: Cervejaria Bohemia (Rua Alfredo Pachá, 166 – Centro)

Preço: gratuito (paga-se a consumação)

Mais informações: www.facebook.com/CervejariaBohemia/

Espetáculo “Além do Mais…Ciranda de Barbante, amarrando versos em cantoria!”

É com o novo espetáculo, “Além do Mais…Ciranda de Barbante, amarrando versos em cantoria!” que a Satura Companhia de Teatro comemora o aniversário da cidade. Com direção de Fred Justen e produção de Renata Garcia, juntos também em cena, a montagem une música e literatura para uma grande brincadeira de poemas e melodias, que promete encantar o público infantil.

Dia: 16 de março (sábado)

Horário: 16h

Local: SESC Nogueira (Estrada do Calembe, 2000 – Nogueira)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2236-2281

Palestras, oficinas e workshops

Projeto Jornada Social – Transformando Vidas

Todas as sextas de março a Casa de Cláudio de Souza vai oferecer oficinas de arte para pessoas com deficiência sob o comando das profissionais Gisele Furio Novaes (psicopedagoga) e Edilane Maria M. L. da Silva (pedagoga).

Foto Divulgação

Dias: 01, 15, 22 e 29 de março (sexta)

Horário: 10h

Local: Casa Cláudio de Souza (Praça Rui Barbosa, 5 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: (24) 2231-4722.

Programa Portal do Futuro SENAC

Estão abertas as inscrições para o programa Portal do Futuro do SENAC RJ. Voltada para a inclusão social e no mercado de trabalho de jovens fluminenses, a iniciativa visa promover o desenvolvimento de competências comportamentais – pessoais e profissionais – dos participantes, além de oferecer um curso de capacitação profissional. Para se inscrever, é necessário ter entre 16 e 21 anos, cursar pelo menos o 1º ano do ensino médio e ter renda familiar per capita de no máximo dois salários mínimos.

Dia: até 8 de abril (início das aulas 15 de abril)

Preço: gratuito

Mais informações: portaldofuturo.rj.senac.br

Feiras

Feira de adoção da Dog’s Heaven

A Dog’s Heaven foi fundada com o objetivo de acolher e cuidar de cachorros e gatos  de rua e abandonados. Oferecemos a mais de 180 cães e gatos alimentação, carinho, vacinação, além de um ambiente limpo e agradável. Seu maior sonho é encontrar um lar com amor para todos os nossos animais e vc pode ajudar! A Dog’s Heaven espera vc nesse fds pra adotar um peludinho com muito amor pra dar!

Dia: 16 de março (sábado)

Horário: a partir das 10h

Local: American Pet (R. Gen. Rondon, 1015 – Quitandinha)

Preço: gratuito

Mais informações: www.facebook.com/DogsHeavenEntidadeFilantropica/

Feira de Troca de Livros

Com seu jeitinho inspirador e encantador, o Museu Imperial é porta de entrada para histórias e aventuras. Prova disso é sua feira de Troca de Livros, que acontece durante a semana. Para participar, os leitores deverão levar exemplares que se encaixem em categorias como literatura, artes, história, infantil, infanto-juvenil ou autoajuda. Os itens também devem estar em bom estado, sem rasgos ou rabiscos e não ter carimbo de outras instituições. Boa oportunidade para se deixar renovar!

Foto: @nomundoenahistoria

Dia: segunda a sexta

Horário: das 13h30 às 17h30

Local: Museu Imperial (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: gratuito

Mais informações: [email protected] / (24) 2233-0332 / (24) 2233-0312

Exposições

Exposição “Luz Negra”

Aos 33 anos, a jornalista e modelo Elaine Vieira descobriu o poder e a beleza do seu corpo depois de um ensaio fotográfico de nu artístico, feito pela fotógrafa do Rio de Janeiro Paula Eliane. Agora, no mês das mulheres, ela transformou suas fotografias em uma exposição que representa não só o empoderamento da mulher, como valoriza a beleza negra.

A mostra “Luz Negra” fica até o dia 31 de março na Galeria Van Dijk, no Centro de Cultura Raul de Leoni , na Praça Visconde de Mauá, 305 – Centro Histórico. A visitação pode ser feita de segunda a sábado, de 10h às 17h e tem entrada gratuita. Classificação é de 16 anos.

 Exposição “Visões”

A Galeria Peter Brian Medawar está recebendo a exposição “Visões”, do artista plástico Eugênio Fernandes. São 19 pinturas – com a técnica de acrílico sobre tela, que mostram paisagens e a forma como o autor enxerga o mundo. Entre os quadros estão 12 obras premiadas. Paisagens inspiradas no Rio de Janeiro, como o Morro da Urca, ou retratando o mar estão entre telas em exposição. De Petrópolis, o que se destaca é a obra inspirada na Baroneza – Maria Fumaça que está na Praça de Nogueira.

A exposição fica até dia 31 de março na Galeria Peter Brian Medawar (Estrada União e Indústria, 10.000 – Itaipava). O horário de visitação é de segunda-feira a domingo, das 9h às 17h. Entrada gratuita.

Exposição Folia de Reis

Depois de passar pelas galerias do Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro, e do Parque Municipal, em Itaipava, a exposição “Folia de Reis” agora está no CEU da Posse. A mostra conta com trabalhos de 10 artistas petropolitanos sobre esta temática popular. O público vai poder conferir os coloridos quadros, cada um com sua técnica diferente, até o dia 25 de abril. A entrada é gratuita.

O CEU da Posse fica na Estrada União e Indústria, 32.877. A mostra “Folia de Reis” pode ser visitada de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Em maio, a exposição segue para o Centro Cultural Estação Nogueira.

Exposição “Você não precisa se esconder”

No mês da Mulher, uma data para refletirmos sobre os desafios que elas enfrentam em nossa sociedade. Com isso em mente, o centro cultural da FMP/Fase irá receber uma exposição muito especial! A artista Helena Morani trará para sua arte questionadora e colorida. A abertura será dias 14 e 15 de março, às 18h.

A visitação acontece de 18 de março a 30 de junho, de 2ª a 6ª feira, das 9h às 21h, e sábado, das 9h às 18h, no Centro Cultural da FMP/Fase. Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro. Entrada gratuita.

Exposição Daisy Xavier

São aproximadamente 20 obras em formatos, suportes e materiais diversos que parecem ter em si um lugar para acolher o imponderável, um olhar ali se ilumina como se tudo o que se passa a sua volta não lhe fosse alheio. No mesmo dia, às 19h, também será lançado o novo livro da artista intitulado “Horizontes de Eventos”. A artista estará presente para os autógrafos e a boa conversa sobre arte.

Foto Divulgação

A exposição ficará disponível de 02 de março a 05 de maio na Galeria A2 + Mul.ti.plo que fica no Armazém das Videiras – Estrada Almirante Paulo Meira 8400, loja 5 (Vale das Videiras). Os horários de funcionamento são sex: 19h – 22h / sáb: 11h – 16h e 19h – 22h / dom: 11h – 16h. Mais informações: web.facebook.com/events/802547116791946/.

Exposição “Corpo bicho”

Raquel Vargas usa da sua condição de mulher como expressão em seu original trabalho. Uma das vencedoras do edital de ocupação das galerias Piccola Arena, complexo cultural no Rocio, ela abriu “Corpo Bicho”, sua primeira exposição individual. A delicada série Corpo Bicho diz sobre a relação da mulher com seu corpo, desafiando os moldes sociais.

Foto Divulgação

A exposição é gratuita e pode ser visitada até 14 de abril na Piccola Arena galeria de arte, que fica na Estr. do Rocio, 3455 – Vargem Grande. Mais informações: (24) 2243-9311.

Para ir se programando…

Oficina de fotografia digital básico

Bruno Soares, fotógrafo com diversas exposições e também premiações em concursos de fotografia, colaborador com diversas mídias de Petrópolis, está compartilhando seus conhecimentos de fotografia em um curso com aulas teóricas e práticas.

Turma 1: início em 10 de abril (sempre às quartas)

Turma 2: início em 13 de abril (sempre aos sábados)

Horário: quarta às 15h / sábados às 9h

Local: Museu do Artesanato do Estado do Rio de Janeiro/Casa de Cultura Cocco Barçante (R. Cel. Veiga, 1734 – Cel. Veiga)

Preço: R$ 350,00

Mais informações: 98105-2419 / instagram @bruno.ferreirasoares.5 / [email protected]

Banda FourPlusOne faz tributo a Aretha Franklin

A FourplusOne é uma banda jovem, mas formada por músicos muito experientes, com histórico de participação em festivais nacionais e internacionais. Recentemente fizeram um projeto muito legal e com uma excelente repercussão, que foi o Aretha Franklin Tribute. Além do tributo, a FpO possui um repertório selecionado dentro do universo Jazz, Blues e R&B, englobando mestres como Stevie Wonder e Ray Charles, além de interpretações e arranjos únicos que ficaram famosos nas vozes de Etta James, Nina Simone e Ella Fitzgerald.

Foto Divulgação

Dia: 23 de março (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro Dom Pedro (Praça dos Expedicionários, s/nº – Centro)

Preço: R$ 30,00 (meia) / R$ 60,00 (inteira) + taxa

Mais informações: web.facebook.com/events/783623345340037/

Jantar do Imperador na Duetto’s

O bistrô petropolitano Duetto’s proporciona mais uma viagem ao passado para os visitantes da Cidade Imperial. A casa localizada nos jardins do Museu Imperial vai abrir suas portas para mais uma edição do Jantar do Imperador, que une gastronomia, história e teatro em um encontro com Dom Pedro II e Princesa Isabel.

Dia: 22 de março (sexta-feira)

Horário: 20:30h

Local: Duetto’s Café e Bistrô (Rua da Imperatriz, 220 – Centro)

Preço: R$150 por pessoa (bebidas à parte – exceto café)

Lotação: 20 pessoas

Mais Informações: (24) 2020-1408 / (24) 2243-2952 / [email protected]

Matheus Ceará – Papai é uma piada

Em 2019, Matheus Ceará se reinventa em um show de formato inédito! Quadros novos, piadas e novas histórias de família. O humorista conta sobre a paternidade, o dia a dia com sua filha Ivy, seu casamento, e as situações mais engraçadas de sua família. O quadro “Vocês pedem e eu conto” traz o público para dentro do show, onde o humorista abre para a plateia a possibilidade de pedir temas de suas piadas preferidas. Paródias e imitações também fazem parte desse show surpreendente.

Foto Divulgação

Dia: 23 de março (sábado)

Horário: 21h

Local: Teatro Santa Cecília (Rua General Osório 192 – Centro)

Preço: R$ 70,00 (inteira) / R$ 35,00 (todos pagam meia antecipado)

Pontos de venda: Secretaria do Teatro Santa Cecília / FullTimeTV (Rua Aureliano Coutinho, 53, loja 12 – Galeria Alexandre Fiani – Centro)

Mais informações: web.facebook.com/events/340496573346876/

CaminhaDown 2019

Dia 21 de março é considerado o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data é comemorada no mundo todo e por aqui não poderia ser diferente. Ano passado, com a ajuda de amigos e apoio da Prefeitura de Petrópolis, foi realizada uma “CaminhaDown” com a participação aproximada de 350 pessoas. Um evento com o intuito de estimular a inclusão da pessoa com deficiência na nossa sociedade, com direito a samba, faixas e estandartes e várias oficinas gratuitas para as crianças.

Foto Divulgação

Dia: 24 de março (domingo)

Horário: de 09h às 12h

Local: Praça Da Liberdade

Preço: gratuito

Mais informações: web.facebook.com/events/304377363554387/

Curso de Extensão: Boas Práticas para Atenção à Pessoa Idosa

Curso com objetivo de aperfeiçoar o aluno no processo de envelhecimento, através da discussão de ações que visam à intervenção e a promoção da qualidade de vida do idoso. Inscrições até 20 de março.

Foto Ilustrativa

Dia: 23 de março (sexta)

Horário: das 08:30h às 17:30h

Local: FMP/FASE (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro)

Preço: R$50,00 ou 2x R$ 25,00

Mais informações: www.fmpfase.edu.br/curso/2019_Curso/0719CursoEAD-Envelhecercomsa

Curso de Extensão em Gestão Estratégica de Serviços

Objetivo: entender a complexidade do setor de serviços, suas especificidades e implicações no ambiente de negócios, apresentando aos profissionais da área estratégias e mecanismos que lhes permitam alcançar a excelência operacional. Público-Alvo: Estudantes e prestadores de serviço (profissionais, gestores e empreendedores) que desejam ter noções sobre a gestão em um contexto de serviços. Inscrições até o dia 20 de março.

Dias: 23 e 30 de março e 06 de abril (sexta)

Horário: das 13h às 16:20h

Local: FMP/FASE (Av. Barão do Rio Branco, 1003 – Centro)

Preço: R$150,00

Mais informações: www.fmpfase.edu.br/curso/20183_Curso/8018GestaoEstrategicaServicos2018/

*Foto de capa: Zé Renato.

Veja também: 

A programação completa de cinema em Petrópolis, clicando aqui.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir