Connect with us

18 experiências que todo mundo deveria viver pelo menos uma vez em Petrópolis

Turismo

18 experiências que todo mundo deveria viver pelo menos uma vez em Petrópolis

Programas culturais, gastronômicos, trilhas, cachoeiras, por do sol e muito mais. Essa lista reúne algumas das experiências mais especiais que você pode ter em Petrópolis.

Dos turísticos clichê aos programas que fazem parte do dia a dia do petropolitano. Essa ultimate list é uma seleção de atividades e experiências que representam o que Petrópolis tem de melhor.

1. Visitar a parte petropolitana do Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Se você tiver a oportunidade, preparo físico e disposição, substitua esse item por “Fazer a travessia Petrópolis – Teresópolis”. Mas como sabemos que essa não é uma missão para qualquer petropolitano ou turista, nossa dica é passear pelo parque e curtir uma das rotas/experiências incríveis que o espaço oferece, como o circuito das bromélias – uma trilha leve de apenas 30 minutinhos que passa por três ótimos poços para mergulho.

Foto: Blog Deixa de Frescura

Para mais informações acesse o site oficial do Parnaso.

2. Aproveitar um dia de sol em uma das cachoeiras da cidade

Não é só o panorama maravilhoso e o clima fresquinho que as montanhas nos proporcionam. Graças a nossa localização, Petrópolis é muito rica em cachoeiras e oferece opções para todos os gostos.

Foto: Blog Amantes da Montanha

Para saber mais, dá uma olhada nessa lista que preparamos com 7 cachoeiras perfeitas para um dia de sol em Petrópolis.

3. Ver o nascer do sol na Pedra do Bonet

A trilha que tem início no Rocio é um pouco íngreme e leva cerca de 45 min, mas a vista compensa todo o esforço. Com tempo limpo pode-se ver a Baía de Guanabara e o Rio de Janeiro.

Foto: Instagram @mendestiago_

4. Visitar o Museu Imperial

O que é clichê não virou clichê à toa, não é mesmo? O Museu Imperial de Petrópolis é o principal e maior acervo  histórico do Império brasileiro. São mais de 300 itens, muitos expostos e outros à disposição de pesquisadores de todo o Brasil.

Foto: @giovanamontini

5. Tomar café da manhã em uma das nossas deliciosas cafeterias

Petrópolis tem diversas cafeterias super aconchegantes! A nossa dica é provar a torrada Petrópolis com um bom chocolate quente.

Foto: @soupetropolis

Para ver dicas de cafeterias na cidade acesse: 8 lugares aconchegantes para fazer um lanchinho da tarde no Centro de Petrópolis

6. Fazer o tour guiado do Palácio Quitandinha

O exterior do Palácio Quitandinha já é mais do que conhecido e não precisamos nem dizer que é parada obrigatória para uma foto. O que nem todo mundo sabe é que o Palácio tem mais de 20 salões e muitas histórias pelos corredores.

Foto: @miraziz5 

Mais informações aqui.

7. Assistir a uma apresentação de coral

A tradição dos corais na cidade tem seu primeiro registro em 1863 e até hoje perdura gerando novos talentos. Alguns dos destaques são: o Coral Dó Ré Mi e o coro de meninos mais antigo do Brasil, os Canarinhos de Petrópolis – ainda em atividade, há 75 anos.

Foto: @soupetropolis

8. Fazer um piquenique no Cremerie

Passar a tarde pelos gramados do Parque Cremerie é uma atração muito comum entre os locais, e não é à toa. O local reúne opções de lazer em um ambiente super agradável e acolhedor.

Foto: @brunosjm

Localização: Estr. da Independência, s/n – Independência, Petrópolis.

Veja também: 8 Lugares para fazer um piquenique em Petrópolis

9. Curtir o som de um artista local em um dos barzinhos da cidade

Petrópolis é muito rica em talentos musicais e tem muito orgulho de suas crias. Seja no The Voice, nos palcos do Brasil ou nos barzinhos da cidade, não é difícil encontrar um artista nascido e criado aqui.

Foto divulgação

Alguns dos barzinhos locais com música ao vivo semanalmente: Loft Design e Café (@loftdesigncaffe), Buda Beer (@cervejariabudabeer), Casa Dángelo (@casadangelo1914), Benvenuti (@benvenutibistro) e Faustino (@faustinobar).

10. Ver o pôr do sol no Parque São Vicente

Petrópolis tem vários lugares incríveis para ver o pôr do sol, mas sem dúvidas a melhor combinação de visual e fácil acesso é o Parque São Vicente. Para chegar de carro é super fácil e ver o sol desaparecer entre as montanhas é uma das experiências mais incríveis dessa lista.

Foto: @soupetropolis

Localização: R. Paula Buarque, 260 – Quitandinha, Petrópolis;

11. Comer um fondue completo no Inverno

Petropolitanos acham que isso é programa de turista e os turistas, por sua vez, pensam que os locais comem fondue todo dia. Brincadeiras à parte, comer um fondue no friozinho do inverno é sim uma programação especial.

Foto divulgação @maffagio

12. Fazer compras na Rua Teresa

A Rua Teresa é um dos maiores shoppings a céu aberto da América Latina, com mais de 1000 lojas, sendo a grande maioria produções locais. Tem opções para todos os gostos e preços muito atrativos.

Foto divulgação

13. Ou na feirinha de Itaipava

Outro grande polo de empreendimentos locais é a Feirinha de Itaipava. Lá você encontra marcas muito criativas para todas as idades e gostos.

Foto: @soupetropolis

14. Conhecer a História da Cerveja na primeira fábrica do Brasil

A Cervejaria Bohemia foi a primeira indústria cervejeira do Brasil! Ela surgiu em Petrópolis em 1853 e hoje oferece aos visitantes, de forma interativa, um tour por toda história da cerveja no mundo, com direito à degustação das cervejas da fonte.

Foto divulgação

Mais informações sobre o tour aqui.

15. Visitar um dos festivais da cidade

Uma ótima opção para provar as comidinhas locais e ouvir os artistas petropolitanos é fazer isso em um ponto turístico durante um dos festivais da cidade.

Foto: @soupetropolis

Festivais frequentes: Feira Deguste (@feira.deguste) e Petrópolis Beer Festival (@petropolisbeerfestival )

16. Curtir a Bauernfest

A segunda maior festa alemã do Brasil não pode ficar de fora dessa lista! O evento que tem décadas de tradição reúne tudo o que tem de melhor na cultura alemã em um só lugar por uma semana inteira.

Foto divulgação

Próxima edição: Bauernfest 2018 – de 22 de junho à 01 de julho.

17. Conhecer a área rural

Petrópolis tem vários cantinhos que merecem ser explorados. Secretário, Sebollas, Rocio, Araras: tirar um dia para conhecer uma dessas regiões certamente vai te surpreender.

Foto: @soupetropolis

Veja também: Passeio em Secretário: 11 dicas do que fazer e comer na região

18. Conhecer e provar os produtos locais na Agroserra

Produtos orgânicos, cerveja artesanal, queijos especiais de cabra e de búfala, e artesanatos em bambu, cerâmica e tecidos são apenas algumas das opções que você encontra por lá. A feira reúne e valoriza a gastronomia, a cultura e o empreendedorismo das áreas rurais da cidade.

Foto divulgação

Mais informações sobre a Agroserra, aqui.

Qual dessas experiências você acha que todo mundo deveria viver pelo menos uma vez em Petrópolis?

Para mais dicas, siga a Sou Petrópolis no Instagram e curta nossa página no Facebook.

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir