Connect with us

22 dicas imperdíveis do que fazer em Itaipava e arredores

Lazer

22 dicas imperdíveis do que fazer em Itaipava e arredores

Se Petrópolis já é considerada cidade do interior, podemos chamar Itaipava e os outros pequenos bairros da região de interior do interior. Isso porque, de fato, nessas regiões o verde tem uma enorme predominância, as belezas naturais são abundantes e ainda muito bem preservadas. Porém, se engana quem pensa que nessas regiões não tem muito o que fazer. Em Itaipava há uma imensa variedade e qualidade gastronômica, além de pequenos shoppings e um parque natural. Já nos bairros subjacentes, como Araras, Vale das Videiras, Secretário e Rocio, as cachoeiras, poços, trilhas e pequenos restaurantes se destacam.

Reunimos nesse post um pouquinho dos nossos passeios preferidos para um dia em Itaipava e arredores:

Em Araras e Vale das Videiras:

1. Conhecer o Galpão Caipira

O Galpão Caipira por si só já vale a visita ao Vale das Videiras! Isso porque, além de ser um excelente restaurante para um café da manhã completo ou almoço, o Galpão aluga bikes para passeios pela região (com ou sem guia), oferece massagens relaxantes e também tem suítes super aconchegantes para quem quiser dormir no Vale.

Mas o que mais nos chamou a atenção durante a nossa experiência por lá foi que o Galpão dá acesso privilegiado a locais privados que o turista por conta própria não conseguiria visitar, como um lindo poço de mergulho e essa vista maravilhosa do Vale.

2. Caminhar pelo centrinho a pé e explorar a região

Apesar de pequeno e ainda muito rural, o Vale é cheio de surpresas! Passeando por lá descobrimos excelentes restaurantes, lojas, galeria de arte, além de um anfiteatro maravilhoso!

3. Mergulhar na Cachoeira da Ponte Funda

View this post on Instagram

Paradise!😍🌳💦🍀🦋🐴

A post shared by Amanda Sant'ana (@amandaurie) on

Localização: pela rodovia BR-040, sentido Rio de Janeiro, pegue  a saída 65 em direção a Araras, vire à esquerda na Estrada Almirante Paulo Meira. Por volta do km 15, você chegará à Cachoeira da Ponte Funda. Ela fica do lalo da Igreja Assembleia de Deus.

No Rocio:

4. Reservar um tempinho para almoçar no Trutas do Rocio

O restaurante tem uma criação de trutas que são sempre servidas frescas em um chalé muito charmoso ou em quiosques espalhados pela enorme área verde em que se localiza. É fundamental a realização de reserva para visitá-lo.

5. Visitar a Cachoeira do Poço Negro

Localização: depois de pegar a entrada para o Rocio, no km 76 da BR 040, sentido Juiz de Fora x Rio, percorrer alguns quilômetros até chegar em uma ponte. Vire à direita, e siga por uma rua estreita, ali você vai ver um recuo, onde é possível estacionar o carro. A trilha fica em frente a esse recuo.

Em Itaipava:

6. Passear pelos charmosos shoppings da região

Itaipava não tem nenhum shopping muito grande mas várias pequenas galerias e vilarejos a céu aberto.

7. Conhecer a casa que o autor de Pequeno Príncipe se hospedou

Em Itaipava, longe dos holofotes, uma fazenda é hoje reconhecida por ter abrigado pilotos franceses, entre eles o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor da inspiradora obra ‘O Pequeno Príncipe’.

Veja 8 curiosidades sobre a casa do Pequeno Príncipe aqui.

View this post on Instagram

Na terceira edição da série #CartõesPostais você vai conhecer a casa, em Itaipava, que abrigou o escritor Antoine de Saint-Exupéry, autor da inspiradora obra ‘O Pequeno Príncipe’. 🏡 Acolhedora, a casa apresenta um grande acervo com a temática do Pequeno Príncipe e algumas surpresas. 📍A casa fica na Estrada do Ribeirão Grande, 102 – Itaipava. ⏰ As visitas acontecem de quinta a domingo, em dois horários: 11h e 15h, mediante agendamento pelo telefone: (21)99354-3179 🎟 A entrada custa R$25 para adultos e R$20 para crianças. 🔍 A matéria completa com todos os detalhes sobre a casa está nos Stories. Prepare-se para um voo cheio de descobertas e curiosidades! 😃 📸: @bruno.ferreirasoares.5

A post shared by Sou Petrópolis (@soupetropolis) on

8. Visitar o Horto Mercado Municipal

O Horto Municipal de Itaipava é onde os pequenos produtores da região se reúnem de sexta a domingo para vender seus produtos. Nos fins de semana há uma feirinha em frente ao galpão, com stands de diversos artesãos locais. Nossa dica é ir antes do almoço e fazer um lanchinho no Bar do Horto.

Localização: Estrada União & Indústria, 9726, Itaipava – Petrópolis – RJ.

Funcionamento: sexta e sábado, das 8h às 18h e domingo, das 8h às 14h.

9. Conhecer a (nossa) Janela do Céu, na cachoeira da Macumba

View this post on Instagram

Sol, natureza e só #GoodVibes ! 🍃 A #dica de hoje é aproveitar os dias lindos que estão fazendo em Petrópolis para conhecer a (nossa) Janela do Céu, na cachoeira da Macumba, que fica no km 13 da estrada Itaipava – Teresópolis. 📍A entrada da Cachoeira fica em uma curva bem acentuada do lado direito da pista. Quem preferir pode colocar no gps que chega certinho! 🏞 Para ter essa vista sensacional, basta subir mais 5 minutinhos, depois de chegar à Cachoeira principal. 💚É super fácil, e pouca gente sabe desse paraíso! Para saber mais sobre as cachoeiras da cidade, tem link nos Stories! #ficaadica 📸: essa foto linda é da @viviprado86 que visitou o local no último fds!

A post shared by Sou Petrópolis (@soupetropolis) on

Localização: A cachoeira da Macumba fica no km 13 da estrada Itaipava – Teresópolis. A entrada da Cachoeira fica em uma curva bem acentuada do lado direito da pista. Para ter essa vista sensacional, basta subir mais 5 minutinhos, depois de chegar à Cachoeira principal.

10. Passar uma noite no Granja Brasil Resort

O Granja Brasil Resort fica bem no coração de Itaipava e oferece inúmeras possibilidades de lazer, como: piscinas aquecidas e trilha, quadras de esportes, sauna, spa, e muito mais!

Veja a nossa experiência completa por no Granja Brasil Resort aqui.

11. Ou no Castelo de Itaipava

Castelo de Itaipava é o único castelo em estilo medieval com um toque normando clássico da América Latina! E é possível passar uma noite nele, por menos do que você imagina!

Veja a nossa experiência completa no Castelo de Itaipava aqui.

12. Assistir a um filme no pequeno e confortável cineminha de Itaipava

Para conferir todos os filmes em cartaz, é só clicar aqui. 

Localização: Shopping Estação Itaipava – Estrada União e Indústria, 11000 – Itaipava – Petrópolis – RJ.

Contato: (24) 2222-3424.

13.Ver o pôr do Sol no Vale da Lua

O lugar é fascinante e a paisagem indescritível, estilo cenário de cinema. Se você é um amante da natureza, certamente vai se apaixonar por esse cantinho tão especial. O pôr do sol entre os eucaliptos é a principal recomendação e você não pode deixar de conferir!

Localização: serra Petrópolis-Teresópolis, saindo de Itaipava.

Para chegar até lá: basta pegar a estrada sentido Teresópolis e ficar atento a uma placa à direita direcionando para o Vale. O trajeto é sinalizado, mas na dúvida, o GPS te ajuda!

14. Ou no Mirante da Serra

O Mirante de Itaipava fica na BR 495 (Estrada das Hortênsias) que liga Petrópolis a Teresópolis. O acesso é super fácil e é uma ótima #dica para quem quer ver o pôr do sol sem muito esforço.

15. Jantar no Farfarello

A tradicional casa italiana está em Petrópolis há 34 anos e produz massas frescas todos os dias no próprio restaurante! Os pratos são super bem servidos e o ambiente muito charmoso.

Localização: Estrada União e Indústria, 13470 – Itaipava.

16. Provar um doce na Monbonbon

Especializada em chocolate belga, a Monbonbon oferece mais de 40 sabores de brigadeiro gourmet, além de bolos, e doces diversos.

Localização: Shopping Valley – Estrada União e Indústria, 9.200 – Itaipava.

16. Ou tomar um bom café da manhã ou da tarde no Café Imobiliário

Local charmoso, com ótimo wi-fi, bebidas quentes e frias e lindo letreiro de Itaipava, para aquela foto clássica!

Localização: Estrada União e Industria, 9153 – Itaipava (tem estacionamento próprio!)

17. Alugar uma bike ou fazer um piquenique no Parque de Exposições de Itaipava

Essa é uma dica que os locais adoram! O Parque Municipal de Itaipava oferece uma enorme área verde com árvores que garantem aquela sombra perfeita para um piquenique, além de pista de ciclismo. Programa ideal para toda a família, incluindo seus animais de estimação.

Localização: Estrada União e Indústria, 10000 – Itaipava, Petrópolis – RJ.

Funcionamento: todos os dias, das 7h às 18h (o horário pode se estender em dias de eventos).

18. Compras na Feirinha de Itaipava

Esse é um clássico passeio pela região! A Feirinha de Itaipava reúne quase 400 stands com opções de vestuário, acessórios e presentes para todos os gostos e bolsos.

Localização: Rodovia BR-040, Km 63 – Rio da Cidade, Petrópolis – RJ.

Funcionamento: sextas, sábados, domingos e feriados, de 10h às 19h.

Em Secretário:

19. Andar a cavalo em Secretário

Um passeio bem raiz pelas estradinhas do interior, para ser perfeito, só se for a cavalo. Se você gosta de cavalgar, sabe que esse é um programa que garante a diversão da família toda. No Haras Radachi, além de alugar cavalos você também pode aproveitar as atividades disponíveis no local, como conhecer a fazenda, os animais, as crianças podem andar de pônei e muito mais.

Localização: Estrada José Xavier, 3000, Secretário.

Funcionamento: todos os dias, de 9h às 15h

20. Visitar o Sítio Humaytá

O Sítio Humaytá produz geleias e conservas há 30 anos e merece todo o reconhecimento dos petropolitanos pelo trabalho que realiza. Não tem quem não se apaixone pela receptividade, simplicidade, pelos produtos e, já adiantamos: é melhor ir sem pressa, porque vale a pena bater um papo com os donos do local e se encantar com as histórias que eles têm para contar.

Dica: Aos sábados, o Sítio Humaytá oferece uma degustação aberta aos visitantes das 10h às 15h.

Localização: Ponte do Veloso, Secretário, Km 7.

Veja mais dicas do que fazer em Secretário, aqui.

Na Fazenda Inglesa:

 21. Conhecer o Vale do Amor

O local é um santuário ao ar livre que recebe todas as religiões. Esse da foto é o Altar Franciscano que fica perfeitamente alinhado com a montanha.

Localização: O local fica no bairro Fazenda Inglesa e para chegar o ideal é usar o Google Maps ou o Waze.

22. Ver o nascer do sol na Pedra do Bonet

A trilha até lá é considerada moderada, por ser muito íngreme (aproximadamente 45 minutos de caminhada). Com sorte você pegará o tempo aberto propiciando uma bela vista da região, sendo possível avistar a cidade do Rio no horizonte.

Localização: Estr. Vargem Grande – Fazenda Inglesa, Petrópolis. Pegue a Rodovia Washington Luiz (BR-040) sentido Rio e entre na Estrada do Rocio, seguindo por 7.1 km até encontrar uma plaquinha bem discreta à sua direita que sinalizará o início da trilha.

Para mais dicas como essas, não deixe de nos seguir no Instagram @soupetropolis.

Tem mais alguma dica legal do que fazer na região? Deixa aqui nos comentários! =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Mais populares

Nossas Dicas

+ dicas
Subir