Connect with us

Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Turismo

Conheça os 4 castelos de Petrópolis e as suas histórias

Porque a Cidade Imperial também pode brincar de Cidade Medieval de vez em quando.

Se você pensa que é preciso ir para Europa pra ver castelos e conhecer histórias por trás dessas construções arquitetônicas marcantes, está muito enganado. Em Petrópolis há quatro castelos incríveis, com estilo medieval e muitas curiosidades.

Hoje eles são cenário de novelas, filmes e usados para receber eventos, como casamentos, festas de formatura e aniversários. Para alimentar ainda mais a sua curiosidade deixamos aqui um convite para você fazer um tour e conferir de perto toda essa história distribuída pelos quatro cantos da cidade!

1. Castelo de Itaipava

Fonte: Instagram @joserenato.lisboacordeiro

O Castelo de Itaipava, inicialmente conhecido como Castelo do Barão de Itaipava, foi projetado pelo mesmo arquiteto de Brasília, Lúcio Costa, sendo o único na América Latina no estilo medieval renascentista. Construído na década de 1920, com materiais trazidos exclusivamente de diversos países europeus, o imponente castelo foi a residência de temporada da família Smith Vasconcellos por quase 80 anos, até ser vendido em 2005. Quem visita o Castelo de Itaipava hoje, que tem mais de 40 cômodos, não acredita que antigamente o terreno era uma fazenda com direito a cultivo de horta, chácara com pomares e até criação de animais.

Atualmente, o espaço encontra-se disponível para o aluguel de festas e eventos, assim como para hospedagem, já a área externa conta com restaurantes e espaço amplo e recreativo. Todos os ambientes são bastante convidativos e transmitem a ideia de estarmos voltando no tempo, desde o cavaleiro medieval no centro do pátio até as enormes palmeiras no entorno do castelo. Vale a pena a visita!

Localização: BR 040, km 56 – Itaipava – RJ (fácil acesso pela BR 040 – a 70 km do Rio de Janeiro).

Contato: (24) 2223-9292 ou e-mail: web@castelodeitaipava.com.br

Visitação: apenas a visitação da área externa é gratuita.

2. Museu de Armas Ferreira da Cunha

Fonte: leituradaslentes.blogspot.com e Instagram @deborah_athila

O Museu de Armas Históricas Ferreira da Cunha localiza-se no interior de um castelo estilo medieval, todo construído em pedras aparentes, sendo uma réplica de um castelo português do século XII. O museu nasceu em 1957 graças à paixão do museólogo e colecionador Sérgio Ferreira da Cunha. Hoje ele conta com um acervo histórico de mais de 3 mil armas, canhões, armamentos militares e até mesmo ferramentas de guerra indígenas.

No local há exposições permanentes, mas a própria estrutura já vale a visita, pois faz jus aos castelos de filmes e séries de TV, contendo um fosso, uma ponte levadiça, muralhas, galerias subterrâneas, entre muitos outros detalhes surpreendentes e curiosos, além de uma biblioteca com acervos sobre armamentos e temas militares, em geral.

Localização: Rua Ferreira da Cunha, 1, Duques, Petrópolis – RJ.

Contato: (21) 99846-1114 (Bruna).

Visitação: por ser uma propriedade particular, o Museu de Armas não é aberto para visitações, mas se você tiver interesse em conhecê-lo, pode entrar em contato e agendar uma visita.

3. Castelo Country Club

Fonte: Instagram @daianefigueiredo e @louise_who

O Castelo Country Club foi construído inicialmente para servir de residência de veraneio para Lourival Lopes Ferreira, por volta dos anos de 1930 e 1940. A construção histórica apresenta em sua arquitetura traços do estilo medieval, mas suavizados com toques contemporâneos, pois já passou por algumas transformações na estrutura original. O Castelo Country Club, privilegiado com uma vista panorâmica e um cenário encantador nas quatro estações do ano, foi vendido para um grupo de investidores e hoje é utilizado para eventos, casamentos e diversas celebrações.

Localização: Estrada Rio-Petrópolis, Km 83, Quitandinha – Petrópolis – RJ.

Contato: (24) 2242-1500 ou e-mail: castelocountryclub@yahoo.com.br

Visitação: é possível observar apenas o entorno do castelo.

4. Castelo São Manoel

Fonte: Reprodução fabian.kron, via www.flickr.com

O Castelo de São Manoel é uma referência tão marcante na cidade que acabou “emprestando” seu nome para o bairro em que está localizado em Corrêas. O terreno em que se encontra o castelo, erguido no mais tradicional estilo inglês da década de 20, era a sede da fazenda de Olaria, que pertencia ao célebre Padre Correia. O interior do castelo já foi bastante modificado, mas a fachada, as torres e a escadaria clássica ainda mantêm-se conservadas. Uma curiosidade sobre o Castelo São Manoel é que Oscar de Teffé, descendente do Barão de Teffé, batizou o castelo com o nome de seu filho, Manoel, como forma de homenageá-lo.

Localização: Rua Castelo São Manoel, s/nº – Corrêas.

Visitação: é possível observar apenas o entorno do castelo.

Já conhecia todos esses castelos históricos de Petrópolis? Comente aqui =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Mais populares

Nossas Dicas

+ dicas
Subir