Connect with us

Visitamos a fábrica do Katz em Petrópolis e descobrimos 6 fatos curiosos sobre a história da marca

História

Visitamos a fábrica do Katz em Petrópolis e descobrimos 6 fatos curiosos sobre a história da marca

Uma história para se orgulhar e se deliciar.

Há 65 anos nascia a fábrica petropolitana Katz Chocolates, que hoje é referência em chocolate, biscoitaria e pâtisserie gourmet. De lá para cá, a empresa se expandiu, ganhando fiés consumidores, e manteve a deliciosa tradição na cidade imperial.

Foto Divulgação

Pensando no sucesso desse empreendimento e na importância do Katz na tradição de Petrópolis, fomos conhecer a fábrica e saber mais sobre a história dela.

1. A fundação

Tudo começou em 1953, no friozinho da serra carioca, na cidade de Petrópolis, RJ, com a amizade da austríaca Ruth Bucky e da alemã Anne Katz. Através do desejo dessas duas empreendedoras de trazer os sabores e as deliciosas receitas da Alemanha e da Áustria para o Brasil, nasceu o Katz Chocolates, que já vem encantando os seus consumidores há 65 anos. Em 2006, o Katz foi adquirido pela empresária Peka Toenjes com o objetivo de levar a marca para outras praças, mantendo a qualidade, a matéria prima — entre eles o chocolate amargo Callebault da Bélgica — e as receitas que marcaram gerações. A nova fase foi caracterizada pela construção da fábrica — com 800 metros quadrados —, a mudança da logomarca, a abertura da primeira loja-conceito no Leblon, no Rio de Janeiro, e a formatação para o projeto de franquia do Katz.

Foto Divulgação

2. O crescimento

O Katz já ultrapassou as fronteiras de Petrópolis com receitas originais de doces, biscoitos amanteigados, salgados e tortas europeias. Hoje a marca já tem sete lojas licenciadas e uma própria, duas em Petrópolis (loja de fábrica própria no Relógio das Flores e a licenciada da Travessa Cristal, no Centro), uma em Teresópolis, uma em Juiz de Fora e quatro no Rio de Janeiro (Shopping Via Parque, Shopping  Metropolitano, Shopping  Rio Sul e no Américas Shopping). Além disso, vários de seus produtos são vendidos em gôndolas de lojas e também em grandes redes, como Armazém do Grão em Petrópolis e o Sam’s Club.

Foto Divulgação

3. O incêndio

Nem só de capítulos bons e doces foi construída a história do Katz. No passado, houve um incêndio na fábrica, quando a Rua do Imperador ainda se chamava Rua XV de Novembro. O resultado foi um grande dano à empresa, que se recuperou ao longo dos anos, voltando a crescer.

4. Produção artesanal

Apesar de já estar no mercado há mais de 60 anos, o Katz aposta na produção totalmente artesanal para manter a tradição e a qualidade dos produtos exclusivos, feitos com muito carinho e amor na fábrica de Petrópolis. Os equipamentos são usados apenas para o preparo do chocolate e para bater as massas na confeitaria. Fora isso, inclusive as embalagens, são feitas manualmente, produto por produto. As receitas, que utilizam matéria prima belga, também são as mesmas de 65 anos atrás.

Fotos Arquivos Sou Petrópolis

5. Carros-chefe

Entre os carros-chefe da marca, estão as deliciosas línguas de Katz (80 gramas de chocolate ao leite) e o biscoito tubinho (120 gramas), cobertos nas pontas com chocolates ao leite ou com chocolate branco. Destacam-se, também, diversos sabores de trufa, como amêndoas, avelã e nozes, laranja, cereja, licor de cereja, Amarula, coco e champanhe. Os bombons ganham recheios de Ovomaltine, chocolate meio amargo e limão-siciliano, Nutella, gianduia, menta, entre outros.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

6. Variedades

Para quem pensa que o Katz só oferece chocolates, está muito enganado. Nas lojas, a variedade em doces e salgados servidos na hora é o que mais chama atenção. Torradas preparadas do pão Petrópolis, croissants e pastéis de forno nos sabores tradicionais e integrais deixam o lanche da tarde ainda mais gostoso, principalmente quando vem acompanhado de um chocolate quente cremoso. Mas se você preferir um lanche um pouco mais doce, a fatia da torta alemã (crocante ou não), o mil folhas, as bombas e as tarteletes são excelentes pedidas.

Foto Arquivos Sou Petrópolis

A história do Katz Chocolates não é uma delícia? Comente aqui o que achou =)

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio do Katz Chocolates
Katz Chocolates no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Mais populares

Nossas Dicas

+ dicas
Subir