Connect with us

Conheça a empresa de pães e biscoitos que está há 28 anos na mesa do petropolitano

Comer e beber

Conheça a empresa de pães e biscoitos que está há 28 anos na mesa do petropolitano

O que era uma receita de avó virou uma grande empresa: a Helga’s Brot.

Vai um croissant quentinho da Dona Helga aí? Fundada em 1990 por Dona Helga e Seu Antonio, a Helga’s Brot é uma empresa de pães e biscoitos que carrega o nome e a tradição da família de origem alemã. A princípio de forma completamente artesanal, D. Helga fabricava pães com receitas de família.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

Após ter participado de diversos cursos, inclusive com um confeiteiro francês, a empresa começou a produzir o croissant com uma receita tradicional francesa. Na época, havia carência no mercado de fornecedores deste produto, o que garantiu a entrada da marca em diversos mercados e lojas onde atualmente atua. De lá para cá já são 28 anos de história e tradição.

Pensando em todo o sucesso dessa marca petropolitana, listamos aqui 8 fatos e curiosidades sobre a Helga’s Brot!

1. Quem é a Helga?

Fundadora da Helga’s Brot, a Helga é petropolitana, tem 69 anos de idade e é descendente de uma das primeiras famílias alemães que chegaram a Petrópolis no final do século XIX.

Professora por muitos anos, ela decidiu utilizar as receitas de sua avó para fazer pães e vender na escola que trabalhava. Isso ajudaria a complementar a renda familiar em um momento de crise. Logo ela estava no Hortomercado de Itaipava com cada vez mais clientes fiéis do seu pão alemão.

 

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

2. Receitas de família

Dona Helga conta que uma de suas lembranças mais marcantes da infância era o cheirinho dos pães, bolos e cucas feitos no forno à lenha na casa de colonos de sua família. Uma curiosidade é que os atuais fornos da fábrica estão localizados no mesmo local de antigamente, exatamente onde ficava o forno à lenha da infância da Dona Helga.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

3. Do forno de casa à fábrica

 A empresa começou na cozinha de casa com o auxílio da família, mas não tinha recursos para investir no negócio. Aos poucos, a demanda foi aumentando até que o Sr. Antonio, marido de Helga, vendo que a ideia poderia ser promissora, decidiu juntar todas as suas economias para comprar uma máquina compacta para aumentar a produção e atender a todos os clientes interessados no pão Helga’s Brot.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

O que antes eram masseiras de madeira feitas à mão, hoje são maquinários de ponta, apesar da essência caseira continuar a mesma. O carinho e a dedicação de Dona Helga, sua família e sua equipe são o maior segredo para garantir um produto de qualidade e delicioso, que faz jus ao sucesso da marca.

4. Onde encontrar?

Os pães e biscoitos da Helga’s Brot podem ser facilmente encontrados nos principais mercados de Petrópolis, na capital fluminense e em algumas lojas de São Paulo, Cabo Frio e Macaé. No total, são 250 estabelecimentos que são clientes ativos.

 

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

5. Palmier Canela: o produto queridinho da marca 

O Palmier é um biscoito especial produzido pela Helga’s Brot, e é um dos mais amados pelos consumidores. Esse doce de origem francesa tem um formato muito característico que lembra um coração, o que lhe rendeu um apelido carinhoso pelos clientes: o biscoito do amor.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

A marca vende dois sabores dessa delícia: o tradicional e o de canela. Ambos são incríveis, mas o de canela é o favorito da maioria. E o melhor de tudo é que é um biscoito versátil, podendo ser consumido puro, com sorvete, em cima de mousses, com brigadeiro, e por aí vai.

6. Quem conhece ama

 Nas redes sociais, a Helga’s Brot conquista muitos fãs! A página do Facebook conta com cerca de 12.500 seguidores e o perfil no Instagram @helgasbrot, recém criado na plataforma, já tem mais de 1.300 seguidores.

Fotos: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

Nas redes sociais da Helga’s Brot é possível ver várias receitas com os produtos da marca e participar de sorteios de caixas cheias de pães e biscoitos. É só seguir as páginas e ficar de olho para concorrer!

7. Receitas criativas e deliciosas com os produtos Helga’s Brot

A marca costuma apostar em um conteúdo super criativo e delicioso! Um dos diferenciais é que eles sempre preparam e postam receitas super fáceis de fazer e que dão água na boca com os produtos Helga’s Brot. Abaixo você confere algumas dessas receitas:

Mini sanduíches feitos com queijo, salaminho, tomate, cebola, alface e, claro, o mini brioche Helga’s Brot

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

Aperitivos sofisticados feitos com os Pães de Forma Helga’s Brot. Eles têm uma linha só dedicada a pães de forma com sabores que vão de integral a castanhas e passas.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

Essas bruschettas são feitas com o Pão Integral e recheadas com três sabores: tomate com manjericão, mel e gorgonzola e cogumelos com alecrim.

Tortinhas rústicas usando os biscoitos Palmier

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

O segredo é triturar o Palmier em um multiprocessador de alimentos e moldar no formato de tortinhas. Depois é só rechear como quiser.

8. O pão que leva o nome da cidade: Pão Petrópolis!

O Pão Petrópolis já é bastante conhecido pelos petropolitanos e cariocas por ser servido na famosa Confeitaria Colombo, no Forte de Copacabana, Rio de Janeiro. E a Helga’s Brot, como uma boa marca de tradição, resolveu adaptar a receita e começar a produzi-la.

Foto: Gaia Vani e Nanda Hudson / LAB235

Conseguiu chegar até aqui sem ficar com água na boca? Agora conta pra gente: qual é o seu produto Helga’s Brot favorito?

Essa matéria foi feita em parceria e com o patrocínio da Helga’s Brot
visitar Helga’s Brot Helga’s Brot no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Subir