Connect with us

8 fatos curiosos que sempre fizeram parte da história de Petrópolis

História

8 fatos curiosos que sempre fizeram parte da história de Petrópolis

E provavelmente você não sabia.

Muito pode ter mudado desde que a história de Petrópolis começou a ser escrita, mas o que é o presente senão um novo capítulo de sua narrativa?

Em parceria com Blog Petrópolis Sob Lentes reunimos alguns fatos sobre a cidade que existem há bem mais tempo do que pensávamos e que já definem nossa terrinha, ao menos aos olhos de quem mora aqui.

1. Farmácias na Avenida

Quando se fala na nossa ‘Avenida’, as farmácias que tomam conta dela logo vêm à tona. Como pode ser observado nas fotos abaixo, já no início do século XX elas começavam a ocupar a atual Rua do Imperador. Ainda em menor número, as ‘pharmacias’ funcionavam em edificações sofisticadas, bem diferente das que temos hoje.

Antes e depois da Pharmácia e Drogaria Fluminense/ Fonte: Museu Imperial/Ibram/MinC e Arquivos Sou Petrópolis

Antes e depois da Pharmácia Leite / Fonte: Museu Imperial/Ibram/MinC e Arquivos Sou Petrópolis

Antes e depois da Pharmácia Central / Fontos: Museu Imperial/Ibram/MinC e Arquivos Sou Petrópolis

2. Alto custo de vida

Se você mora em Petrópolis sabe que os precinhos aqui não são nada camaradas, mas estamos prestes a te dizer que poderia ser pior. Muito se fala sobre os pedágios da BR-040, mas e se te disséssemos que na ponte do Retiro era recolhida uma taxa de quem ia para a Estrada União e Indústria?

 Na foto vê-se a casa em que eram feitas cobranças / Fotos e informações: Museu Imperial/Ibram/MinC e Arquivos Sou Petrópolis

3. Entusiastas pela natureza

Rodeados por belezas naturais extraordinárias, os petropolitanos não medem esforços quando o assunto envolve fotografia e montanhismo. E bem lá atrás, apesar da escassez de equipamentos e de condutores, já havia gente se aventurando, por exemplo, nos Castelos do Morro do Açu. Reparem no grupo de pessoas ao lado esquerdo da imagem.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

4. Manifestações no Centro

Já é de praxe que passeatas aconteçam na Rua do Imperador, mas foi em novembro de 1934 que Petrópolis presenciou sua primeira grande manifestação. Em apoio ao prefeito Yêdo Fiuza, que havia sido exonerado de seu cargo, uma multidão se reuniu no gramado da Praça Visconde de Mauá e depois seguiu em direção à antiga Avenida XV de Novembro.

Imagem tirada no gramado da Praça Visconde de Mauá, em frente ao Palácio Amarelo / Foto e informações: Museu Imperial/Ibram/MinC

5. Rede hoteleira

Com faro aguçado para o turismo, o petropolitano, como todo bom brasileiro, se destaca por seu espírito empreendedor. Exemplo disso, na década de 30, era o Hotel Independência que, no Alto Independência, garantia aos hóspedes uma senhora vista da Baía de Guanabara e do Rio de Janeiro. Com certeza, se ainda existisse, seria um sucesso!

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

6. Enchentes

No verão ou não, o fato é que Petrópolis sente na pele a força das águas. Em março deste ano uma das principais regiões afetadas foi o Caxambu, destruído por uma cabeça d’água. E há 88 anos o cenário de destruição foi semelhante na Estrada de Ferro Leopoldina Railway, no trecho da Serra, quando houve um deslizamento de pedras.

*O Petrópolis Sob Lentes postou um vídeo sobre esse assunto. Para ver, clique aqui.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

7. Gosto por corridas

Ao que tudo indica, é a velocidade que corre nas veias dos petropolitanos. Antes das corridas de rua e maratonas, que hoje agitam a cidade, eram os circuitos automobilísticos que garantiam emoção aos participantes e espectadores. Além disso, Petrópolis também chegou a ter o ‘Derby Petropolitano’ em Corrêas.

Foto: Museu Imperial/Ibram/MinC

8. Iluminações de Natal

Precursora do Túnel de Luzes que iluminou a Rua 16 de Março no ano passado, foi essa a iluminação de Natal que, lá na década de 50, deixou a cidade com cara de cenário de filme! Apesar de seus aspectos negativos, é uma cidade que não cansa de nos surpreender e encantar. Por essas e por outras é que somos Petrópolis!

Foto: Arquivo pessoal Denverson Malta

Você imaginava que esses fatos sobre Petrópolis já vêm de muito tempo atrás? Comente aqui =)

Essa matéria foi feita em parceria com o Blog Petrópolis Sob Lentes
visitar Petrópolis Sob Lentes Petrópolis Sob Lentes no instagram
Continue Reading

Você também vai gostar

Mais populares

Nossas Dicas

+ dicas
Subir