Connect with us

Por que chamamos o Centro de Petrópolis de Avenida?

História

Por que chamamos o Centro de Petrópolis de Avenida?

“Estou na avenida”, “Me encontra na avenida”… Por que falamos assim?

Uns chamam de “avenida”, outros de, simplesmente “vinida”. Acontece que essa denominação para se referir ao Centro de Petrópolis nem sempre existiu.

A historiadora Maria de Fátima Moraes Argon e o professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, associados titulares do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), explicam as razões históricas para o petropolitano ter apelidado o Centro de “avenida”.

Foto 1: Rua do Imperador, década de 60 / Via grupo Petrópolis e sua História. Foto 2: Rua do Imperador, 2018 / Arquivos Sou Petrópolis.

É uma história curiosa. A Rua do Imperador vem dos tempos da monarquia, quando os principais logradouros do Quarteirão Vila Imperial receberam os nomes de membros da Família Imperial. Exemplos: Rua Princesa D. Francisca, Rua Princesa D. Januária, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Princesa Isabel, Rua Princesa D. Leopoldina, praça Príncipe Grão Pará, Rua Dom Afonso.

Foto 1: Museu Imperial/ Ibram / MinC. Foto 2: Alexandre Carius / Fotos via Blog Petrópolis Sob Lentes.

Com a mudança do regime, no dia 15 de novembro de 1889, tornando o país uma República Federativa, cerca de um mês depois a nova ordem política republicana exigiu da Câmara Municipal de Petrópolis a mudança dos nomes dos logradouros, numa clara intenção de apagar a memória da monarquia. Assim, a Rua Princesa D. Francisca virou Rua General Osório; a Rua Princesa D. Januária, Marechal Deodoro; a Rua do Imperador, Avenida 15 de Novembro; a Rua da Imperatriz, Rua 7 de Setembro; a Rua Princesa Isabel, Treze de Maio; a Praça Príncipe Grão Pará, Praça da Liberdade; e a Rua Dom Afonso, Avenida Koeler.

Foto 1: Rua do Imperador, ano de 1957, quando ainda era a Avenida 15 de Novembro, no dia da inauguração do Obelisco dos Colonizadores / Arquivo Público. Foto 2: via grupo Petrópolis e sua História.

O primeiro nome da Rua do Imperador foi trocado em 5 de dezembro de 1889, pouco menos de um mês depois da mudança do regime, com a chegada da República. Assim, passou a denominar-se Avenida 15 de Novembro. Por muitos anos, a Rua do Imperador, rebatizada Avenida 15 de Novembro, foi inteiramente adotada pela população, que a denominava simplesmente “avenida”.

No entendimento dos nossos legisladores, com o apoio dos estudiosos de nossa história, resolveu-se restaurar os antigos nomes das ruas do Imperador e da Imperatriz, o que ocorreu nos anos de 1979 e 1983 respectivamente, desaparecendo de nossa nomenclatura urbana a Avenida 15 de Novembro e a Avenida 7 de Setembro. O povo, no entanto, jamais deixou de referir-se à rua do Imperador como “avenida”, o que perdurará por muitos e muitos anos à frente. E pelo traçado urbanístico e relevância histórica, a Rua do Imperador é mesmo uma larga avenida.

Foto @yuri.ypa / 2018.

Veja também:

5 ruas em Petrópolis que têm nomes de datas e você não faz ideia por quê

Quem é a Teresa da Rua Teresa?

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir