Connect with us

Por que chamamos o Centro de Petrópolis de Avenida?

História

Por que chamamos o Centro de Petrópolis de Avenida?

“Estou na avenida”, “Me encontra na avenida”… Por que falamos assim?

Já percebeu que falar “avenida” para se referir ao Centro da cidade é típico do petropolitano? A historiadora Maria de Fátima Moraes Argon e o professor Joaquim Eloy Duarte dos Santos, associados titulares do Instituto Histórico de Petrópolis (IHP), explicam as razões históricas para isso.

Foto 1: Rua do Imperador, década de 60 / Via grupo Petrópolis e sua História. Foto 2: Rua do Imperador, 2018 / Arquivos Sou Petrópolis.

É uma história curiosa. A Rua do Imperador vem dos tempos da monarquia, quando os principais logradouros do Quarteirão Vila Imperial receberam os nomes de membros da Família Imperial. Exemplos: Rua Princesa D. Francisca, Rua Princesa D. Januária, Rua do Imperador, Rua da Imperatriz, Rua Princesa Isabel, Rua Princesa D. Leopoldina, praça Príncipe Grão Pará, Rua Dom Afonso.

Foto 1: Museu Imperial/ Ibram / MinC. Foto 2: Alexandre Carius / Fotos via Blog Petrópolis Sob Lentes.

Com a mudança do regime, no dia 15 de novembro de 1889, tornando o país uma República Federativa, cerca de um mês depois a nova ordem política republicana exigiu da Câmara Municipal de Petrópolis a mudança dos nomes dos logradouros, numa clara intenção de apagar a memória da monarquia. Assim, a Rua Princesa D. Francisca virou Rua General Osório; a Rua Princesa D. Januária, Marechal Deodoro; a Rua do Imperador, Avenida 15 de Novembro; a Rua da Imperatriz, Rua 7 de Setembro; a Rua Princesa Isabel, Treze de Maio; a Praça Príncipe Grão Pará, Praça da Liberdade; e a Rua Dom Afonso, Avenida Koeler.

Foto 1: Rua do Imperador, ano de 1957, quando ainda era a Avenida 15 de Novembro, no dia da inauguração do Obelisco dos Colonizadores / Arquivo Público. Foto 2: via grupo Petrópolis e sua História.

O primeiro nome da Rua do Imperador foi trocado em 5 de dezembro de 1889, pouco menos de um mês depois da mudança do regime, com a chegada da República. Assim, passou a denominar-se Avenida 15 de Novembro. Por muitos anos, a Rua do Imperador, rebatizada Avenida 15 de Novembro, foi inteiramente adotada pela população, que a denominava simplesmente “avenida”.

No entendimento dos nossos legisladores, com o apoio dos estudiosos de nossa história, resolveu-se restaurar os antigos nomes das ruas do Imperador e da Imperatriz, o que ocorreu nos anos de 1979 e 1983 respectivamente, desaparecendo de nossa nomenclatura urbana a Avenida 15 de Novembro e a Avenida 7 de Setembro. O povo, no entanto, jamais deixou de referir-se à rua do Imperador como “avenida”, o que perdurará por muitos e muitos anos à frente. E pelo traçado urbanístico e relevância histórica, a Rua do Imperador é mesmo uma larga avenida.

Foto @yuri.ypa / 2018.

Veja também:

5 ruas em Petrópolis que têm nomes de datas e você não faz ideia por quê

Quem é a Teresa da Rua Teresa?

Continue Reading

Você também vai gostar

Mais populares

Nossas Dicas

+ dicas
Subir