Connect with us

11 dicas e informações para curtir o melhor da Bauernfest 2018

Lazer

11 dicas e informações para curtir o melhor da Bauernfest 2018

Do dia 22 de junho a 01 de julho, Petrópolis vai ser palco da 29ª edição da Bauernfest. O evento que celebra e homenageia os colonos alemães, que chegaram na região e ajudaram a fazer de Petrópolis uma cidade, irá reunir muita música, dança folclórica, comidinhas tradicionais, competições, desfiles e entre outras atrações. A expectativa da prefeitura é receber mais de 320 mil turistas para o evento, superando os números do ano passado. Para melhorar sua experiência na Bauernfest, listamos tudo o que você precisa saber para aproveitar a festa da melhor forma possível.

1. Provar a culinária alemã

Salsichão, strudel, currywurst, schnitzel, spatzle e muito mais. Mesmo que você não saiba o que significa nem metade desses nomes, não se preocupa, porque não vão faltar opções de salgados e doces deliciosos para você provar por lá. São mais de 30 barracas de comidinhas e bebidas espalhadas pela Rua Alfredo Pachá, Palácio de Cristal e Praça da Liberdade. As barracas vão funcionar todos os dias, a partir das 10h.

Foto: Ricardo Barbosa e @douglas.dooug

2. Assistir aos desfiles e conhecer a nova realeza da Bauernfest

Os tradicionais desfiles folclóricos acontecem nos dias 24 de junho e 1º de julho às 10h. O percurso se iniciará na Rua da Imperatriz (em frente ao Museu Imperial), passando pela Av. Koeler, Rua Roberto Silveira até o Palácio de Cristal. O Desfile de Luzes — serão distribuídas mais de mil lanternas artesanais para o público, além de Concurso para eleger a lanterna mais enfeitada — acontecerá no dia 29 de junho (Dia do Colono Alemão), às 19h. A concentração será às 18h em frente à Igreja Luterana – Av. Ipiranga, 346 – Centro.

O Concurso da Realeza, que ocorreu no dia 16 de junho, no Palácio de Cristal, elegeu três descendentes germânicas: a Rainha, Beatriz Azevedo, a 1ª Princesa, Débora Blezer Stilpen, e a 2ª Princesa, Nathalia Pujol. Elas estarão presentes no evento em todos os dias da festa.

Foto divulgação / Fotos Instagram: @bauerngruppe e @vemquetemexcurcao

3. Prestigiar as apresentações do grupos de dança alemã

Durante todos os dias da Bauern, vários grupos de dança e música alemã se apresentam no palco que fica localizado bem no coração da festa. A última Festa do Colono Alemão (2017) contou com 200 apresentações envolvendo cerca de 1.000 artistas de grupos folclóricos, bandas musicais, marciais, corais, grupos teatrais, entre outros.

Fotos: @hreinland.pfalz e @vemquetemexcursao

4. Visitar a Casa do Artesanato

Todo ano artesãos locais se reúnem na casa do artesanato para expôr  produtos criativos de diferentes tipos e materiais por um preço justo. Essa é uma ótima oportunidade para comprar artigos de lã, lembrancinhas e valorizar os produtores locais.

Foto Divulgação

5. Participar ou assistir ao concurso de chope a metro

Essa tradicional competição alemã reúne centenas de inscritos e curiosos todo ano no Palácio de Cristal. Isso porque para ganhar é preciso beber 1 metro de chope, servido em uma espécie de taça comprida, no menor tempo possível. O tempo do ganhador costuma ficar em torno de 15 segundos. E aí, acha que consegue?

Para participar: inscrições gratuitas, uma hora antes do início do concurso, que acontece do dia 23 ao dia 30 de junho, às 20h. A final será no dia 1º de julho, às 18h30, no Palácio de Cristal.

Foto: Isabela Lisboa

6. Participar ou assistir ao concurso de cucas

Isso mesmo! O concurso que elege a melhor cuca de acordo com o seu aspecto físico e sabor será realizado no dia 23 de junho, às 16h, no Palácio de Cristal. O vencedor ganha um jantar com direito a acompanhante em um restaurante da cidade, que será divulgado no dia do evento.

Para participar: as inscrições para o concurso são gratuitas e devem ser feitas até o dia 20 de junho, de 10h às 13h e de 14h às 17h no Instituto Municipal de Cultura e Esportes, que fica na Praça Visconde de Mauá, 305 (Praça da Águia), no Centro.

Foto divulgação

7. Entrar no clima da caracterização

Esse item é fundamental para viver uma experiência completa. Seja com um arco de flores ou com o chapéu de feltro com os pins espalhados da cabeça aos pés, para entrar no clima de verdade é preciso investir na caracterização. Nas redondezas do Palácio e na Casa de Artesanato você vai encontrar diversas opções de chapéus e flores de diferentes preços.

Foto Instagram: @henrykappaun

8. Participar de uma oficina gastronômica ou cultural gratuita

Em parceria com a prefeitura, o Senac vai oferecer, no período do evento, quatro oficinas culinárias, uma de degustação de cerveja e ainda oficinas de contação de histórias, todas gratuitas. As atividades serão realizadas na sede do Senac, na Rua Alfredo Pachá, 26, no Centro, em frente ao Palácio de Cristal. Elas acontecem de 23 de junho a 1º de julho e as inscrições podem ser feitas por telefone (24 2231-7001) ou na própria unidade.

Foto divulgação

Oficinas:

23/06 (sábado) – 14h às 16h -Schnitzel – Bife à milanesa com salada de batata – 20 vagas

26/06 (terça-feira) – 9h às 11h –  Ofenschlupfer – Pudim de pão – 20 vagas

28/06 (quinta-feira) – 14h às 16h – Bretzel – Pretzel – 20 vagas

30/06 (sábado) – 14h às 16h – Falscher Hase com kartoffelsalat – Rocambole de carne com salada de batata – 20 vagas

28/06 (quinta-feira) – 16h – Aula Degustação de Cerveja – 15 vagas

Nos dias 23/06, 24/06, 30/06 e 1/07, sempre às 16h, Oficinas de  Contação de histórias.

9. Curtir de dia e à noite

A Bauernfest é o tipo de festa que você tem que experimentar tanto de dia, quanto à noite. Isso porque enquanto está claro, o evento fica lindo para tirar fotos, relaxar e comer com mais tranquilidade. Já quando o sol se põe, a festa vira uma grande balada alemã com muita música, cerveja e animação.

Foto divulgações e Instagram @josymarrie

10. Escolher a sua cerveja preferida entre as várias opções disponíveis

Este ano a festa conta com uma novidade: o Palácio de Cristal abrirá as portas para uma grande barraca nos jardins do atrativo com marcas locais de cervejas artesanais. De acordo com a prefeitura da cidade, a expectativa é que sejam consumidos mais de 130 mil litros de cerveja durante a festa.

Foto divulgação

11. Aproveitar a programação da Bauernfest além das fronteiras do Palácio de Cristal

Apesar do coração da festa ser o Palácio de Cristal, lá não é o único lugar da cidade em que a cultura alemã estará presente. Veja outras opções de lugares em que você pode se divertir e provar os quitutes alemães:

*A Bauernfest esse ano será ampliada para o Parque Municipal de Exposições, em Itaipava, entre os dias 5 e 8 de julho. O evento também terá danças folclóricas, atrações musicais, comidas típicas, chope e cerveja artesanal.

*A festa vai contar com seis palcos nos seguintes pontos: dois no Palácio de Cristal, dois na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia), um na Praça da Liberdade e outra no Clube Petropolitano. Haverá apresentações de danças típicas, orquestras, corais, teatros etc.

*No entorno do Palácio de Cristal também haverá diversas barraquinhas de empresas locais vendendo produtos típicos alemães.

*Na Praça Visconde de Mauá (Praça da Águia) haverá o  Espaço Biergarten Imperial – Edição Bauernfest, que é especial para as cervejarias artesanais da Capital Estadual da Cerveja, de 22 de junho a 1º de julho. Haverá estandes de bebidas e comidas para todos os gostos, espaço kids, diversos estilos musicais e muito mais!

*A Bauernfest vai exibir os jogos da Copa em um super telão instalado na Praça da Liberdade. Além das partidas, o evento também receberá o Palco Brasil, com atrações musicais que vão do samba ao rock, sempre após aos jogos.

Foto divulgação

Importante:

A festa começa todos os dias às 10 da manhã e vai até 0h. No dia da abertura, dia 22 de junho, o funcionamento será das 18h até 0h.

Para mais informações sobre o evento e sobre a programação, clique aqui.

Agora é só se divertir cumprindo cada item dessa lista =)

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir