Connect with us

Retrospectiva Petrópolis 2017: 23 fatos que marcaram esse ano

Cidade

Retrospectiva Petrópolis 2017: 23 fatos que marcaram esse ano

Um ano marcado por crises, desafios, incertezas, orgulho e solidariedade.

Os reflexos da crise nacional foram sentidos em todas as cidades, inclusive em Petrópolis, o que fez de 2017 um ano muito desafiador para todos nós. Mas apesar disso, não faltou espaço para boas ações, conquistas, superações e motivos para acreditar que é possível ser grato pelas pequenas coisas. Listamos na retrospectiva abaixo alguns acontecimentos que marcaram esse ano e a nossa cidade, confira!

Petropolitanos que se destacaram

Prêmio Shell de Educação Científica / Foto Divulgação

1. Em abril, a petropolitana Valentina Francisco foi finalista do The Voice Kids e terminou a competição em 2º lugar.

2. No mês de dezembro, 11 alunos do Cenip conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze na Olimpíada de Química do Rio De Janeiro, competindo com 1,2 mil estudantes.

3. Estudantes da rede municipal foram medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática das escolas públicas, competindo com mais de 1,2 mil estudantes.

4. A professora da rede municipal, Márcia Maria Viana, foi uma das ganhadoras do Prêmio Shell de Educação Científica.

Greves e protestos

Manifestação contra a Concer / Fonte: Alyssa Gomes/Inter TV

5. Durante o ano, aconteceram diversos protestos, tais como o dos professores municipais por atrasos salariais, greve dos rodoviários, dos bancários, contra a reforma da previdência, manifestação contra a Concer e marcha contra a pedofilia.

Viralizou nas redes sociais

6. Em março, viralizou na internet um vídeo de garis dançando funk durante o trabalho em Petrópolis, mostrando que gingado e bom humor também estão presentes por aqui.

7. Em dezembro, foi aprovada e rapidamente revogada (menos mal), a lei do ‘Dia do Servidor Público Bonito Esteticamente’, que rendeu piadas e milhares de comentários por todo o Brasil.

Fonte: Giphy

Cidade cenário

8. Durante o ano recebemos diversos artistas e emprestamos nossa arquitetura e paisagens naturais para a gravação da novela ‘Pega Pega’, da Rede Globo, e o filme do Chacrinha, por exemplo.

Acidentes e tragédias

Joalheria Ewiglich passou por momentos de tensão em 2017 / Foto Divulgação

9. No mês de janeiro, lojas foram roubadas no shopping de Itaipava.

10. Jovem petropolitana, de 24 anos, morreu em um acidente lamentável ao cair no poço de um elevador no Rio de Janeiro.

11. Em março, uma chacina no Bairro Esperança abalou os petropolitanos: um homem assassinou a mulher e os três filhos dentro de casa.

12. Em maio, a Joalheria Ewiglich, na Rua Dezesseis de Março, sofreu um assalto à mão armada, gerando tiroteio e caos no Centro da cidade.

13. Em junho, criminosos armados assaltaram uma farmácia na Rua Washington Luiz, no Centro de Petrópolis.

14. No mês de julho, um incêndio no Supermercado Extra, da Rua Paulo Barbosa, resultou na demolição do estabelecimento e na relocação dos funcionários.

15. Ainda no mês de julho, recebemos a triste notícia do falecimento do Padre José Augusto Carneiro, carinhosamente conhecido como Padre Jac.

16. Em novembro, uma cratera se abriu às margens da BR-040, levantando suspeitas do acidente ter ligação com a obra para a construção do túnel que começou em 2013.

17. Ao longo do ano, foram registrados diversos episódios de assaltos aos ônibus da empresa de transportes Única.

Eventos

Coral Integração / Arquivos Sou Petrópolis

18. No mês de junho, tivemos a tradicional Bauernfest, que atraiu mais de 320 mil pessoas para a cidade.

19. Em dezembro, o Natal Imperial trouxe luz e encanto aos moradores e turistas, com atrações como: Túnel de Luzes na Rua 16 de Março, Show do Padre Fábio de Melo, Parada Iluminada, Doce Natal, Coral Integração com 500 vozes, apresentações de vídeo mapping, Presépio na Catedral, shows e oficinas de Natal no SESC Quitandinha.

20. Esse ano também foi marcado por diversas feiras de artesanato e de produtores locais, festivais de música, gastronomia, cerveja, etc.

Solidariedade

Noel Runners no Túnel de Luzes da Rua 16 de Março / Arquivos Sou Petrópolis

21. No mês de julho, socorristas da equipe Resgate Petrópolis se reuniram no Centro da cidade para avaliar a saúde das pessoas em situação de rua.

22. Em outubro, ocorreu a tradicional caminhada de apoio ao Outubro Rosa, reunindo milhares de pessoas na luta para a conscientização e prevenção do câncer de mama.

23. Em dezembro, foi a vez da Noel Runners reunir mil voluntários na corrida que arrecadou mais de uma tonelada de alimentos destinados às instituições beneficentes da cidade.

Para todos que chegaram ou partiram nesse ano de tantas mudanças, fica um lembrete de que nada foi em vão e que são nas maiores dificuldades que temos os melhores aprendizados. Que 2018 traga realizações, renovações e esperança! 🙂

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir