Connect with us

10 dicas detox pós-festas de fim de ano

Comer e beber

10 dicas detox pós-festas de fim de ano

As dicas são para depois do Natal e Ano Novo, mas podem ser usadas o ano todo.

As festas de fim de ano são um prato cheio para o exagero, mas nada como uma mudança na alimentação nas semanas seguintes para tudo voltar à rotina. Com a ajuda da nutricionista funcional Cinthia Leitão, listamos algumas dicas para você se recuperar bem rapidinho dos excessos das ceias.

1. Chás

O chá da erva Dente de Leão (Taraxacum officinale) é excelente para desintoxicar. Mas como o sabor é bem amargo, a dica é misturá-lo com uma erva de sabor mais suave como capim limão, erva cidreira ou gengibre.

Acervo público

2. Folhas

Uma das formas de reduzir os malefícios do consumo excessivo de carnes do churrasco é aumentar o consumo de antioxidantes através dos verdes escuros. Então providencie uma salada caprichada para acompanhar os churrascos e para o dia seguinte.

Acervo público

3. Frutas

Após as festas, aumente o consumo de frutas in natura, evite transformar as frutas em sucos, mesmo que naturais. A mastigação e a presença das fibras ajudam a melhorar o processo de digestão.

Acervo público

4. Diga não aos pacotinhos!

Abra mão de alimentos industrializados pelo menos por alguns dias (enlatados, embutidos, biscoitos…), pois eles contêm muito sal, açúcar e aditivos químicos para a conservação e podem resultar em alergias, inchaços e ganho de peso.

Acervo público

5. Frutas vermelhas

Frutas vermelhas comuns nessa época são poderosos antioxidantes. Podemos incluir na ceia e pós ceia: ameixa, jabuticaba e amora. E não jogue fora as cascas da jabuticaba, elas podem ser higienizadas e fervidas para se transformarem em um poderoso chá detox.

Acervo público

6. Frutas cítricas

As frutas cítricas são bem vindas nesse período por conterem grande teor de vitamina C. Laranja, acerola, tangerina também contém carotenoides (pigmento amarelo) e aproveitando que o verão está aí, elas garantem o bronzeado e o detox.

Acervo público

7. Evite o sal em excesso

Reduza pela metade o uso de sal de cozinha nas próximas semanas. Para isso, aproveite ervas desidratadas para temperar, assim como cebola, alho, açafrão da terra, azeite extra virgem, sal de ervas, etc. Deixe de lado o uso de shoyo, temperos e molhos industrializados.

Acervo público

8. Alimentos orgânicos

Procure consumir alimentos orgânicos certificados (com o selo de garantia da ausência de agrotóxicos no cultivo). Porque não adianta desintoxicar e continuar colocando agrotóxicos de legumes e verduras para dentro do corpo.

Acervo público

9. Ovos 

Inclua ovos caipiras à sua dieta. Além da saciedade proporcionada, a gema contém colina, que é uma vitamina importantíssima nos processos de detoxificação.

Acervo público

10. Planeje suas compras

Outra dica importante é que na lista de compras para as festas de fim de ano você já inclua os ingredientes detoxificantes para ter por perto no dia seguinte, como: LIMÃO, GENGIBRE, ÁGUA DE COCO, CHÁS DIURÉTICOS e ERVAS DESIDRATADAS. Então, se você ainda não tem estes ingredientes na dispensa, já pode preparar a listinha para a ceia de Ano Novo e comer sem culpa!

Acervo público

E aí, gostou das dicas? Conta pra gente aqui nos comentários! =)

 

 

 

Continue Reading

Você também vai gostar

Subir